Notícias: Notícia

CURSO NO TRF3 ENSINA TÉCNICAS OPERACIONAIS A AGENTES DE SEGURANÇA DA JUSTIÇA FEDERAL

Treinamento promovido pelo CJF fortalece trabalho de segurança institucional

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, abriu, nessa segunda-feira, 7/10, o Curso Básico de Técnicas Operacionais para Agentes de Segurança da Justiça Federal, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). A capacitação faz parte do Projeto “Fortalecimento da Segurança Institucional do Conselho da Justiça Federal”.

Compuseram a mesa de honra do evento, além da Presidente do TRF3, o Desembargador Federal Luiz Stefanini, Presidente da Comissão Permanente de Segurança da Justiça Federal da 3.ª Região; a Delegada da Polícia Federal Fernanda Rocha Pacheco Santos, Assessora-Chefe de Segurança Institucional e Transporte do CJF, e a Juíza Federal Luciana Ortiz, Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo.

A Delegada Fernanda Rocha disse que o curso visa a fortalecer a segurança de modo estratégico e o trabalho de forma integrada, a fim de preparar as instituições para o enfrentamento das mais diversas situações. Destacou a alegria em ver que o projeto está avançando: “É uma mudança de paradigma e de cultura. A realidade não nos permite tratar a segurança de forma amadora. A segurança precisa estar bem preparada.”

O primeiro passo, segundo a Delegada, é investir na capacitação dos agentes, de forma técnica e compromissada. Para ela, outras medidas merecem ser pensadas no processo de aperfeiçoamento, citando as áreas de Inteligência, Política de Segurança Institucional, capacitação de multiplicadores e padronização.

Segurança é um dos pilares

A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta ressaltou a importância do trabalho dos agentes de segurança. Dirigindo-se a eles, afirmou: “É vital para a nossa segurança e para as nossas vidas. Estamos em suas mãos, e é importante que estejam atualizados com as melhores técnicas.” A Presidente saudou o Desembargador Federal Luiz Stefanini, e a Juíza Federal Luciana Ortiz, agradeceu a Delegada Fernanda Rocha pelo seu envolvimento e observou o empenho do CJF em fortalecer a segurança, reconhecidamente um dos pilares da atuação dos Tribunais. Também cumprimentou o Diretor da Secretaria de Segurança do TRF3, Eduardo Vieira, e toda a equipe pela atuação eficiente.

A Presidente comentou as progressivas reduções orçamentárias e a consequente necessidade de se trabalhar cada vez mais com inteligência e organização: “Onde faltam recursos, é necessário que haja criatividade e disposição. Nessa perspectiva, o treinamento é da maior importância.”

Com referência ao recente episódio que colocou em risco a vida da Juíza Federal Louise Filgueiras, a Presidente disse que foi um fato imprevisível e incontrolável e que, ao ser acionado, o setor de segurança “agiu adequadamente”, com observância de todas as normas e medidas de segurança. Ela ponderou que a necessidade ou não de algumas autoridades passarem por detector de metal já é objeto de análise do Supremo Tribunal Federal.

“Temos detectores em todos os Fóruns e no Tribunal. Não houve falha da nossa segurança. Eles agiram dentro dos padrões e rapidamente”, finalizou, cumprimentando os agentes pela ação eficiente e preparada.

Curso para agentes de segurança

O “Curso Básico de Técnicas Operacionais para Agentes de Segurança da Justiça Federal” irá abordar temas como padronização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades para agentes de segurança; foco em análise e gerenciamento de conflitos; neutralização efetiva de ameaças com emprego de equipamentos de uso seletivo da força , e técnicas de contenção e condução para proteção integral de ativos da Justiça Federal. O objetivo é capacitar os agentes de segurança da Justiça Federal para a utilização de equipamentos destinados a gerenciamento de crise, abordagem e uso seletivo da força. Clique aqui para visualizar a programação completa.

O curso ocorrerá nas cidades-sede dos cinco Tribunais Regionais Federais, propiciando a participação de todo o quadro de agentes de segurança do país. Em São Paulo, o curso será realizado de 7 a 11 de outubro, com carga horária de 32 horas/aula. São instrutores Fernanda Portella Sampaio, do TRF3, e Victor Coutinho Laccarino, do TRF2.

Fotos: ACOM/TRF3
A Presidente do TRF3 abriu o Curso Básico de Técnicas Operacionais para Agentes de Segurança da Justiça Federal
Da esq. para a dir.: Delegada da PF, Fernanda Rocha; Desembargador Federal Luiz Stefanini; Desembargadora Federal Therezinha Cazerta e Juíza Federal Luciana Ortiz,
Em destaque, os instrutores do curso Victor Coutinho Laccario e Fernanda Portella Sampaio
Curso visa capacitar os agentes de segurança da Justiça Federal

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 714 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010