Notícias: Notícia

“TRF3 DE PORTAS ABERTAS: PARA UMA VISÃO CIDADÔ RECEBE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE BRASIL DE DESCALVADO/SP

Visita monitorada mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, no dia 8/10, 30 estudantes e dois professores de Direito da Universidade Brasil, campus Descalvado, do interior de São Paulo. Eles participaram do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.

O projeto consiste em visita monitorada, exibição de vídeos e conversa com magistrados com o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Fórum Criminal

No início da visita, os estudantes conheceram o Fórum Federal Criminal de São Paulo, onde receberam instruções sobre o funcionamento da Vara e sobre os processos que são julgadas pela Justiça Federal.

Em seguida, os alunos assistiram a uma audiência realizada na 3.ª Vara Criminal. A Juíza Federal Flávia Serizawa e Silva presidiu a audiência com oitiva de testemunhas e interrogatório num processo de crime de estelionato.

O professor Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho explicou que a audiência foi crucial para que os estudantes sejam cautelosos na tomada de decisões no exercício do Direito. “Para eles é importante visualizar o conflito e tentar evitar que sejam levados ao equívoco”, disse.

Bruna Barioni Bonifácio, estudante do 5.º ano, contou que a visita foi essencial para agregar conhecimento sobre a rotina da Justiça Federal.

No TRF3

A segunda etapa da visita foi realizada no TRF3. No Plenário, houve a exibição de vídeos institucionais, entre eles, de uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas e outro sobre a função e a estrutura do Tribunal.

Para finalizar a visita, o Juiz Federal Fabiano Lopes Carraro, da 7.ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, ministrou uma palestra sobre a carreira da magistratura.

O Magistrado classificou a iniciativa do projeto como positiva e enfatizou a importância de democratizar o acesso à informação sobre o Judiciário para o público. “O estreitamento entre as relações é sempre muito interessante. Para mim, é uma honra dirigir esses jovens e tentar cativá-los ao mostrar como é o trabalho do Juiz Federal”, salientou.

O professor Jose Wamberto Zanquim Júnior já havia trazido estudantes em 2015 para participarem do Portas Abertas. O docente destacou as reformulações implantadas no projeto, principalmente, a oportunidade de visitar o Fórum Criminal. “Os alunos puderam conhecer mais a estrutura do Poder Judiciário e vivenciaram na prática os conhecimentos teóricos vistos na faculdade”, explicou.

Segundo Benjamin Alexandre de Oliveira Júnior, aluno do 5.º ano, acompanhar a rotina do Judiciário contribuiu para seu aprendizado. “Em Descalvado e nas regiões próximas não há Justiça Federal, é um novo horizonte para conhecermos o mundo jurídico”, disse.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.
 

Fotos: ACOM/TRF3
Estudantes de Descalvado/SP participaram do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”


Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 822 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010