Notícias: Notícia

“TRF3 DE PORTAS ABERTAS: PARA UMA VISÃO CIDADÔ RECEBE ESTUDANTES DA UNISAL

Visita monitorada, em São Paulo/SP, mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, na terça-feira (5/11), 14 estudantes de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), câmpus de Americana/SP, e uma pessoa que se inscreveu pelo site do Tribunal para participar do projeto.

O “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã” é uma visita monitorada coordenada pela Ouvidoria-Geral, com o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Fórum Cível

Nesta edição, a primeira etapa ocorreu no Fórum Cível Pedro Lessa. No auditório do fórum, a Juíza Federal Marisa Cucio, titular da 12.ª Vara Federal Cível, recepcionou, de maneira descontraída, os alunos e compartilhou vivências da carreira de magistrada. Ela explicou, também, as competências pertinentes à Justiça Federal e sanou as dúvidas dos participantes.

Em seguida, a magistrada presidiu uma breve audiência na presença dos visitantes. Logo após, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a 12.ª Vara.

Pela terceira vez, o professor Daniel Figueira de Barros, da UNISAL, acompanhou uma turma de estudantes para conhecer o projeto. A instituição de ensino planeja continuar participando das visitas monitoradas ao TRF3.

“Todo ano, nós encaixamos a visita na rotina da faculdade. Os estudantes vêm e aproveitam bastante”, contou.

O aluno Jayr Silva Castro, que está no 10.º semestre do curso, disse que as experiências vividas no ambiente acadêmico não são suficientes para que os alunos tenham noção prática do Judiciário e das carreiras que o compõe.

“A visita é interessante para vermos como é a aplicação do que aprendemos, principalmente porque permite esse contato com os profissionais da Justiça. É um complemento”, ressaltou.

No TRF3

Na segunda parte da visita, os estudantes foram ao Plenário do TRF3, onde houve a exibição de dois vídeos institucionais: um sobre a função e a estrutura do Tribunal e outro de uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas.

Para finalizar a programação, o servidor Douglas de Almeida Cedro ministrou uma palestra sobre as rotinas dos servidores, falou sobre o concurso de juízes e servidores e explicou as inovações trazidas pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A secretária Shirley Rafaela Proença Silva, que se inscreveu on-line, relatou que, em função de seu trabalho, ficou sabendo do “Portas Abertas” por meio das consultas diárias de processos que realiza no site do Tribunal.

“Quando li sobre o projeto no site, fiquei com vontade de saber mais como funciona a Justiça Federal e participar da visita”, disse.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.

Fotos: ACOM/TRF3
Estudantes da UNISAL Americana/SP participam de visita monitorada

 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 308 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010