“TRF3 DE PORTAS ABERTAS” RECEBE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE GUARULHOS

Visita monitorada, em São Paulo/SP, mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, no dia 19 de novembro, 11 estudantes de Direito da Universidade Guarulhos (UNG), que se inscreveram pelo site do Tribunal para participar da última edição de 2019 do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.

O projeto é uma visita monitorada, coordenada pela Ouvidoria-Geral, que tem o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Fórum Cível

A primeira parte da visita ocorreu no Fórum Cível Pedro Lessa. No auditório, a Juíza Federal Denise Aparecida Avelar, titular da 6.ª Vara Federal Cível, de maneira interativa, contou sua trajetória na carreira de magistrada e esclareceu as diferenças entre a Justiça Federal e a Estadual.

Em seguida, os participantes conheceram as instalações da 6.ª Vara. Os alunos manusearam autos, receberam informações sobre a rotina do setor e tiraram dúvidas com a magistrada.

Segundo a Juíza, a visita proporcionou a aproximação dos alunos com os profissionais da Justiça. “O projeto é importante para que os estudantes saibam como é o nosso dia a dia e desmistifiquem a imagem que é passada sobre o Judiciário”, salientou.

O estudante José Carlos Ferreira, do 10.º semestre, participou pela primeira vez do “Portas Abertas” com o intuito de acompanhar a rotina do tribunal. “É interessante ver a estrutura e o funcionamento para agregar conhecimento ao currículo”, considerou.

No TRF3

Na segunda etapa da visita, os alunos foram ao TRF3. No Plenário, houve a exibição de vídeos institucionais, entre eles, de uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas e outro sobre a função e a estrutura do Tribunal.

O Juiz Federal Eurico Zecchin Maiolino, Presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo, ministrou uma palestra que abordou a preparação para concurso público e também sobre a conciliação, que é a solução consensual de conflitos. “Com esse método, a posição do Juiz contemporâneo é mais efetiva, pois abre mão do poder decisório e auxilia na resolução autocompositiva”, destacou.

O Magistrado também falou sobre sua experiência na carreira e explicou que o conceito de Justiça que aprendeu na universidade é diferente do que encontrou na magistratura. “É importante mostrar ao estudante de Direito a realidade do Judiciário e até mesmo despertar o interesse daqueles que desejam seguir a carreira”, completou.

Para a estudante Luiza Moreira Pinto, do 10.º semestre, a experiência superou as expectativas e acrescentou ao seu conhecimento. “A visita me surpreendeu. Embora eu já tenha contato com o Judiciário, pois trabalho no Tribunal de Justiça, aqui consegui identificar as diferenças”, disse.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3. 

Fotos: ACOM/TRF3
Estudantes de Direito da Universidade Guarulhos participaram da última edição de 2019 do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã” 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 551 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Torre Sul - Bela Vista
01310-936 - São Paulo - SP
PABX: (11) 3012-1000
Horário de atendimento das 9h às 19h