Notícias: Notícia

RELATÓRIO DA OUVIDORIA DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3.ª REGIÃO FAZ BALANÇO DA GESTÃO 2018/2019

Documento apresenta as principais ações adotadas no período

A Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região divulgou, no final de janeiro, o Relatório Bienal 2018/2019 com as ações aplicadas pelo órgão no período da gestão do Desembargador Federal Fausto De Sanctis. A publicação é produto do trabalho integrado dos servidores e traz as medidas adotadas em relação aos outros setores do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) e das Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Relatório Bienal está dividido em oito capítulos: Introdução; Forma de Tratamento das Manifestações; Dados Estatísticos; Tempo de Resposta dos Setores Demandados; Boas Práticas; Dificuldades Encontradas; Participações em Eventos e Palestras em 2018 e 2019; e Conclusões.

O documento é apresentado em linguagem clara, ilustrado com imagens, gráficos e estatísticas, enfatizando o dever de respeitar e de atender bem ao cidadão. Entre os dados, destaca-se o total de 21.187 manifestações recebidas pela Ouvidoria por meio de formulário eletrônico/e-mail, atendimentos telefônicos, presenciais e por meio de WhatsApp, nos dois últimos anos.

As manifestações são classificadas como reclamações, dúvidas, informação processual, pedidos de preferência (no julgamento de processos), sugestões, solicitações baseadas na Lei da Informação, denúncias, requisição de documentos e outros.

As reclamações e dúvidas dizem respeito à morosidade processual, atendimento ao público, inconformismo com a decisão judicial, implantação de benefício previdenciário, Juizados Especiais e Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Na apresentação da publicação, são destacadas a busca por soluções criativas e as boas práticas para melhor atender ao cidadão como a utilização do WhatsApp como canal de comunicação e a ampliação e modernização do “Projeto TRF3 de Portas Abertas – Para Uma Visão Cidadã” (visita monitorada destinada a estudantes e público geral nas dependências do TRF3 e da Justiça Federal).

No final do relatório, foram apontadas dificuldades, muitas delas suplantadas pela determinação da Ouvidoria-Geral em realizar trabalho de excelência, atual e transparente com foco no aperfeiçoamento do serviço público federal. A maioria dos elogios ao serviço público foi justamente direcionado ao trabalho da Ouvidoria-Geral (nos dois anos) e o reconhecimento do usuário quanto à atenção e seriedade dos serviços ora prestados.

A Ouvidoria-Geral da 3.ª Região procura assegurar, de maneira incansável e determinada, a busca da excelência no atendimento e no tratamento das demandas, tendo um olhar abrangente de molde a esperar um permanente engajamento de todos com a melhor prestação do serviço público nas Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para acessar a publicação.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 155 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010