Evento foi promovido pela International Association for Courts Administration (IACA)
O Desembargador Federal Fausto De Sanctis, Ouvidor-Geral do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), participou, no dia 17 de setembro, da Conferência Internacional da IACA (International Association for Court Administration). Desde maio de 2019, o Magistrado é membro do Conselho Consultivo da Associação. O evento foi promovido pela Suprema Corte do Cazaquistão e realizado na cidade de Nur-Sultan, capital do Cazaquistão.
O Magistrado participou do painel “Expandindo o acesso à Justiça e reconstruindo a confiança pública”, ao lado de Oleg Shakov, diretor da Divisão Internacional de Programas da “Federal Judicial Affairs”, do Canadá; e do Juiz Arman Zhukenov, da Corte de Astana, no Cazaquistão.
Os três painelistas debateram temas como “Acesso a informação Judicial - Práticas modernas de transparência e interação entre os tribunais e a sociedade – critérios para comunicação efetiva”; “Representação legal em tribunais: abordagens e tendências modernas”; “O papel dos tribunais no desenvolvimento da conciliação”; “A natureza jurídica das custas judiciais e abordagens atuais para a sua formação”; “Ética e comportamento dos juízes em redes sociais”; e “O uso de redes sociais e outras ferramentas para influenciar a justiça e as questões de responsabilidade pela ‘escandalização da justiça’”.
Em sua palestra, De Sanctis discorreu sobre o projeto “TRF3 de Portas Abertas – Para uma Visão Cidadã” que faz parte do programa “Conhecendo a Justiça” e tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.
IACA
Criada, em 2004, por executivos e gestores do sistema judicial, a IACA é uma associação global de profissionais envolvidos no aprimoramento da Justiça. Além de conferências, a entidade realiza fóruns de estudo e discussão sobre o assunto, buscando promover sistemas de administração judicial eficazes em países com democracias emergentes.
Neste ano, a conferência tem como tema “Progress in Achieving Justice in a Global Context - O Progresso na conquista da justiça em um contexto global” e irá reunir especialistas da Austrália, Canadá, Reino Unido, Holanda, Egito, Zimbábue, Estados Unidos, Cazaquistão, Arábia Saudita, Índia, Ucrânia, Bósnia e Herzegovina, Singapura, Holanda, Brasil, Bahrein e Argentina em sessões plenárias e debates.
Clique aqui e veja a programação completa do evento.
Fotos: Arquivo Pessoal |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 969 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br