OrigemConselho de Administração
Tipo de atoInstrução Normativa3102 de 09/11/1998
EmentaIN 31-02 - Sistema Estatístico de Movimentação Processual - Implantada pela Resolução 154, de 9/11/98, do CA

TRF - TERCEIRA REGIÃO

SISTEMA

NÚMERO

ASSUNTOS JUDICIÁRIOS

IN – 31-02

SUBSISTEMA

DATA DA REVISÃO

SISTEMA ESTATÍSTICO DE MOVIMENTAÇÃO PROCESSUAL

MÓDULO

ÍNDICE

FOLHA

00

01

.

Assunto

Módulo

Folha

ÍNDICE

00

01/01

GENERALIDADES

01

01/02

NORMAS GERAIS

02

01/01

DISPOSIÇÕES FINAIS

03

01/01

ANEXOS

04

01/14


TRF - TERCEIRA REGIÃO

SISTEMA

NÚMERO

ASSUNTOS JUDICIÁRIOS

IN – 31-02

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DATA DA REVISÃO

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MÓDULO

GENERALIDADES

FOLHA

01

01

I - REFERÊNCIAS:

1 - Resolução nº 154, de 9 de novembro de 1998, do Conselho de Administração do TRF-3ª Região.

II - CONVENÇÕES:

1 - Tribunais Superiores - Supremo Tribunal Federal (STF) e ou Superior Tribunal de Justiça (STJ).

2 - Justiça Federal da 3 a Região ou Justiça Federal de 1 o e 2 o Graus da 3 a Região - Compõe-se do Tribunal Regional Federal da 3 a Região e da Justiça Federal de 1 o Graus das Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

3 - TRF ou Tribunal - Tribunal Regional Federal da 3 a Região.

4 - Seções Judiciárias - Seção Judiciária dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

5 - Área de Informática no Tribunal - Secretaria de Informática - SINF.

6 - Área de Informática nas Seções Judiciárias - Seção de Processamento de Dados - NUAJ.

7 - Área de distribuição no Tribunal - Subsecretaria de Registro e Informações Processuais - UFOR.

8 - Ministério Público Federal - MPF.

9 - Secretaria Judiciária - SEJU - Área de Estatística - atribuição da SEJU.

10 -Eventos que sintetizam o andamento processual cadastrados no sistema de acompanhamento processual com o respectivo código - FASE.

III - FINALIDADE:

Adequar o quadro estatístico de movimentação processual ao Sistema de Informação e Acompanhamento Processual - SIAPRO, no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3 a Região.


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NORMAS GERAIS

FOLHA

02

01

1 - Todos os órgãos ligados à Presidência e Vice-Presidência, aqueles integrantes da Secretaria Judiciária e os Gabinetes dos Relatores deverão proceder à contagem física dos feitos em tramitação, quando da implantação desta I.N.

1.1 - Para contagem física, as Subsecretarias farão o levantamento dos processos que se encontram em diligência (1ª Instância), no MPF e em carga com advogados.

1.2 - Contados os feitos, obter-se-á o real saldo atual de processos de cada órgão, número este que deverá ser, imediatamente, informado à Área de Estatística - SEJU - desta Corte.

2 - Os novos formulários estatísticos do TRF-3a Região, bem como os campos, as formas de preenchimento e cálculo, estão definidos no Anexo desta I.N.

2.1 - Os quadros demonstrativos do movimento estatístico dos Relatores deste Tribunal, bem como aqueles destinados à divulgação na Imprensa Oficial (art. 37 da LOMAM), ficam fazendo parte do Anexo desta I.N.

3 - Os quadros demonstrativos do movimento estatístico serão gerados pela área de Estatística e encaminhados para referendo dos órgãos competentes, até o 5o (quinto) dia útil do mês seguinte ao mês de referência.

3.1 - Os quadros estatísticos devidamente referendados deverão ser devolvidos, até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao mês de referência, à área de Estatística, que procederá no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a preparação e encaminhamento dos quadros destinados à publicação na Imprensa Oficial.

4 - Cada órgão desta Corte, durante o período de 03 (três) meses após a implantação desta nova sistemática, deverá continuar a fazer o controle manual da estatística, para fins de conferência com os dados fornecidos pelo sistema e emitidos pela área de Estatística.Tal atividade fiscalizadora tem por fim detectar eventual falha no sistema ou na alimentação de fases, evitando disparidades no controle da movimentação de feitos.

5 - Este ato normativo abrange todos os processos alimentados no novo SIAPRO, excluindo-se aqueles do âmbito da Corregedoria-Geral e Conselhos da Justiça e Administração.

5.1 - O quadro estatístico da Corregedoria-Geral consta do Anexo do presente ato normativo, apenas para efeito de publicação.


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MÓDULO

DISPOSIÇÕES FINAIS

FOLHA

03

01

1 - Havendo necessidade de alteração de qualquer dos Anexos, será constituída uma Comissão integrada por representantes dos órgãos vinculados, instituída pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região.

São Paulo, 09 de novembro de 1998.

JORGE SCARTEZZINI

Presidente


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ANEXOS

FOLHA

04

01

1ª Parte - Dos Feitos da Presidência

I-O novo quadro estatístico do Presidente, dividido em 2 tabelas - PRECATÓRIOS E SUSPENSÕES DE SEGURANÇA - tem por fim o registro das entradas e saídas de feitos, dados através dos quais obter-se-á o efetivo saldo atual de cada um dos feitos retrodiscriminados.

II-Para o devido esclarecimento dos campos constantes do novo quadro estatístico, entendemos como:

PRIMEIRA TABELA - PRECATÓRIOS - (Modelo n° 11)

a) REMANESCENTES: corresponde ao total de feitos obtidos após a recontagem prevista no item 1 – do módulo 2 desta I.N. Nas estatísticas subseqüentes, após o acertamento, corresponderá ao número de processos constante do campo SALDO ATUAL do quadro estatístico do mês imediatamente anterior;

b) RECEBIDOS: refere-se aos feitos recebidos da Subsecretaria de Registros e Informações Processuais- UFOR (FASE 7C00 com código da Subsecretaria de Feitos da Presidência);

c) ARQUIVADOS: corresponde ao número de precatórios com despacho de arquivamento proferido pelo Presidente (FASE 700C com código da Divisão de Arquivo Geral);

d) CANCELADOS: corresponde ao número de precatórios não admitidos (FASE ZERO);

e) EM DILIGÊNCIA: refere-se aos processos remetidos ao MPF para vista (FASES 7002 ou 7003 com código do MPF ou 7008 - como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência);

f) CONCLUSOS PARA DESPACHO: corresponde aos precatórios conclusos para despacho do Presidente (FASE 7201 ou 7206- como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência);

g) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: G= (A+B-C-D) , que equivale à soma dos (remanescentes) + (recebidos) - (arquivados) - (cancelados);

SEGUNDA TABELA - SUSPENSÕES DE SEGURANCA (Modelo n° 2)

h) REMANESCENTES: corresponde ao total de feitos obtidos após a recontagem prevista item 1 – do módulo 2 desta I.N. Nas estatísticas subseqüentes, após o acertamento, corresponderá ao número de processos constante do campo SALDO ATUAL do quadro estatístico do mês imediatamente anterior;


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MÓDULO

ANEXOS

FOLHA

04

02

i) RECEBIDOS: refere-se aos feitos recebidos da UFOR (FASE 7000 com código da Secretaria da Presidência);

j) ARQUIVADOS: corresponde ao número de feitos com despacho de arquivamento proferido pelo Presidente (FASE 7000 com código da Divisão de Arquivo Geral);

k) EM DILIGËNCIA: refere-se aos processos remetidos ao MPF (FASES 7002 ou 7003 com código do MPF ou 8206 - como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência);

I) CONCLUSOS PARA DECISÃO: corresponde aos.processos conclusos para decisão do Presidente (FASE 7201 ou 720G - como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência);

m) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: M=(H+I-J), equivale a soma dos (remanescentes)+ (recebidos) - (arquivados);

III - Os números constantes entre parênteses, no final de cada item acima indicado, referem-se às fases do novo SIAPRO que devem alimentar os campos correspondentes no quadro estatístico de movimentação processual. Exceto onde indicado de forma diversa, correspondem ao total de movimentações ocorridas durante o mês de referência.

IV - Entende-se por mês de referência aquele no qual ocorreram as movimentações processuais.

V - O quadro destinado à publicação, cujo modelo se encontra adiante, (Modelo n° 6) apresenta os seguintes campos:

PRECATÓRIOS :

Remanescentes (A); Entradas (i3); Saídas (C+D); Conclusos (F); Saldo Atual (G);

SUSPENSÕES DE SEGURANÇA :

Remanescentes (H); Entradas (I); Saídas (J); Conclusos (L); Saldo Atual (M);

2a Parte - Dos Feitos da Vice-Presidência

I - O novo quadro estatístico do Vice-Presidente, dividido em 2 tabelas - PROCESSOS E RECURSOS - tem por fim o registro das entradas e saídas de feitos, dados através dos quais obter-se-á o efetivo saldo atual. de cada um dos feitos retrodiscriminados.

II - Para o devido esclarecimento dos campos constantes do novo quadro estatístico (Modelo n°3),

entenderemos como:


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ANEXOS

FOLHA

04

03

PRIMEIRA TABELA PROCESSOS

a) REMANESCENTES: corresponde ao total de feitos obtidos após a recontagem prevista item 1 – do módulo 2 desta I.N. Nas estatísticas subseqüentes, ou seja, após o acertamento, corresponderá ao número de processos constante do campo SALDO ATUAL do quadro estatístico do mês imediatamente anterior;

b) RECEBIDOS: refere-se à quantidade de processos encaminhados à Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência, tendo em vista a interposição de recursos extraordinários, recursos especiais, recursos ordinários, bem como agravos de instrumento e medidas cautelares (FASES 7000 com código da Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência);

c) REMETIDOS: refere-se aos processos cujos recursos foram remetidos a Tribunais Superiores, medidas cautelares remetidas à UFOR e processos remetidos aos órgãos julgadores (FASES 7000 ou 7004 ou 7005 com código dos órgãos);

d) BAIXADOS À ORIGEM: corresponde aos feitos originários da 1ª instância, cujos recursos não foram admitidos e com trânsito em julgado (FASES 8201 OU 8202 OU 8205);

e) ARQUIVADOS: corresponde ao número de feitos originários da 2a instância, cujos recursos não foram admitidos e com transito em julgado (FASE 7000 com código da Divisão de Arquivo Geral);

f) DECIDIDOS: corresponde às decisões proferidas Vice-Presidente, durante o mês de referência (FASES 7109 ou 7110 ou 7101 com código da Assessoria da Vice-Presidência);

g) CONCLUSOS PARA DECISÃO: corresponde aos processos conclusos ao Vice-Presidente para decisões em recursos extraordinários, recursos especiais, recursos ordinários, medidas cautelares e juízos de retratação (FASES 7203 ou 7204 ou 7205 - como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência);

h) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: H=(A+B-C-D-E), ou seja, a soma dos (remanescentes) + (recebidos) - (remetidos) - (baixados à origem) - (arquivados);


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ANEXOS

FOLHA

04

04

SEGUNDA TABELA RECURSOS

i) REMANESCENTES: corresponde aos totais de recursos extraordinários, recursos especiais, recursos ordinários, agravos de instrumento e medidas cautelares obtidos após a recontagem prevista no item 1 - do módulo 2 desta I.N. Nas estatísticas subseqüentes, ou seja, após o acertamento, corresponderão aos números de recursos constantes do campo SALDO ATUAL do quadro estatístico do mês imediatamente anterior;

j) RECEBIDOS: refere-se à quantidade de recursos extraordinários, recursos especiais, recursos ordinários, agravos de instrumento e medidas cautelares encaminhados à Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência (FASE 7000 com código da Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência – nos recursos correspondentes);

k) REMETIDOS: refere-se aos recursos remetidos a Tribunais Superiores, medidas cautelares remetidas à UFOR e recursos cujos processos foram remetidos aos órgãos julgadores (FASES 7000 ou 7004 ou 7005 com códigos dos órgãos - nos recursos correspondentes);

I) BAIXADOS À ORIGEM: corresponde aos recursos, em feitos originários da 1a instância, não admitidos e com trânsito em julgado (FASES 8201 ou 8202 ou 8205 - nos recursos correspondentes);

m) ARQUIVADOS: corresponde aros recursos, em feitos originários da 2ª instância, não admitidos e com trânsito em julgado (FASE 7000 com código da Divisão de Arquivo Geral - nos recursos correspondentes);

n) DECIDIDOS: corresponde às decisões proferidas pelo Vice-Presidente; durante o mês de referência (FASES 7109 ou 7110 ou 7101 com código da Assessoria da Vice-Presidência nos recursos correspondentes);

o) CONCLUSOS PARA DECISÃO: corresponde aos processos conclusos ao Vice-Presidente para decisões em recursos e juízos de retratação (FASES 7203 ou 7204 ou 7205 - como últimas fases consideradas no último dia do mês de referência - nos recursos correspondentes);

p) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: P= (I+J-K-L-M), ou seja, a soma dos (remanescentes) + (recebidos) - (remetidos) - (baixados à origem) - (arquivados)- nos recursos correspondentes;


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MÓDULO

ANEXOS

FOLHA

04

05

 

III- Os números constantes entre parênteses, no final de cada item acima indicado, referem-se às fases do novo SIAPRO que alimentarão os campos correspondentes no quadro estatístico de movimentação processual. Exceto onde indicado de forma diversa, correspondem ao total de movimentações ocorridas durante o mês de referência.

IV- Entende-se por mês de referência aquele no qual ocorreram as movimentações processuais.

V- O quadro destinado à publicação, cujo modelo se encontra adiante, (Modelo n° 6) apresenta

os seguintes campos:

PROCESSOS : Remanescentes (A); Entradas (B); Saídas (C+D+E); Conclusos (G); Saldo Atual. (H);

RECURSOS : Remanescentes(I); Entradas (J); Saídas (K+L+M); Conclusos (O); Saldo Atual. (P);

VI- Não serão consideradas as movimentações processuais que somente envolvam a passagem de processos ou recursos para os Tribunais Superiores ou para a 1ª instância.

3ª Parte – Dos Gabinetes

I - O novo quadro estatístico dos Gabinetes, dividido em 3 tabelas- MOVIMENTOS DO RELATOR, MOVIMENTOS DO REVISOR E OUTROS MOVIMENTOS - tem por fim o registro das entradas e saídas de feitos, dados através dos quais obter-se-á o número de processos conclusos para voto, como também o efetivo saldo atual de cada Relator.

II - Para o devido esclarecimento dos campos constantes do novo quadro estatístico (Modelo n° 4), entenderemos como:

PRIMEIRA TABELA - MOVIMENTOS DO RELATOR

a) REMANESCENTES: corresponde ao total de feitos obtidos após a recontagem prevista item 1 – do módulo 2 desta l.N. Nas estatísticas subseqüentes, após o acertamento, corresponderá ao número de processos constante do campo SALDO ATUAL do quadro estatístico do mês imediatamente anterior;

b) DISTRIBUÍDOS: refere-se aos feitos distribuídos pela UFOR e aqueles devolvidos por Tribunais Superiores, cujo acórdão desta Corte tenha sido anulado (FASES 1 ou 2 ou 5 ou 8 ou 9);


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MÓDULO

ANEXOS

FOLHA

04

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c) REDISTRIBUÍDOS (ENTRADA): refere-se aos processos egressos de Relator incompetente, suspeito ou impedido, assim como aqueles oriundos de redistribuição por sucessão, no âmbito interno deste Tribunal, bem como embargos infringentes admitidos (FASES 3 ou 4 ou 6 ou 10 ou 11 ou 12);

d) CANCELAMENTOS DE BAIXAS: corresponde aos feitos já julgados nesta Corte e com baixa definitiva à 1ª instância, que retornam ao Tribunal em razão de erro material constatado. Referido procedimento somente poderá ser executado após despacho do Relator (FASE 9600);

e) DESARQUIVADOS: diz respeito aos feitos originários arquivados e que voltam a tramitar (FASE 9400);

f) REDISTRIBUÍDOS (SAÍDAS): corresponde aos processos remetidos à UFOR, em razão da incompetência, suspeição ou impedimento do Relator originário, bem como aqueles provindos de Relator sucedido (por força de permuta, aposentadoria, etc.) e também embargos infringentes admitidos (FASES 3 ou 4 ou 6 ou 10 ou 11 ou 12);

g) INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS ESPECIAL, EXTRAORDINÁRIO E ORDINÁRIO: quantidade de processos encaminhados à Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência tendo em vista a interposição dos recursos retromencionados (FASE 7000 com código da Subsecretaria de Feitos da Vice-Presidência);

h) BAIXAS DEFINITIVAS: corresponde ao número de acórdãos com trânsito em julgado e decisões monocráticas (art. 90, § 2°, LOMAN) com decurso de prazo, proferidas pelos Relatores nos feitos originários de primeira instância e agravos de instrumento(FASES 7006 ou 8201 ou 8202 ou 8203 ou 820•);

i) ARQUIVADOS: corresponde ao número de acórdãos com trânsito em julgado e decisões monocráticas (art. 90, § 2°, LOMAM) com decurso de prazo, proferidas pelos Relatores nos feitos originários de segunda instância (FASE 7000 com código da Divisão de Arquivo Geral);

j) VOTOS PROFERIDOS: quantidade de votos proferidos pelo Relator, durante o mês de referência. Serão computados todos os processos pautados e levados em mesa (excluindo-se os agravos regimentais, os agravos do art. 557, § único do CPC e os embargos de declaração), excluindo-se os adiados e os retirados de pauta (FASES 7501 ou 7503 ou 7505 ou 7506 ou 7507 ou 7508 ou 7509 ou 7510 ou 7511 ou 7512 ou 7513, combinadas com 7404);


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ANEXOS

FOLHA

04

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k) DESPACHOS PROFERIDOS GONFORME ART. 90, § 2°, LOMAN: pedidos ou recursos intempestivos, prejudicados ou incabíveis, aos quais o Relator, monocraticamente, tenha negado seguimento, e homologações de desistência ( FASES 7112 e 7120);

I) EM DILIGÊNCIA: refere-se aos processos remetidos ao MPF e aqueles enviados à Vara de origem para providências (FASE 7000 com código do MPF ou 8206);

m) CONCLUSOS PARA VOTO: número obtido através da fórmula: M=(A+TE-F-J-K-L) ,ou seja, a soma dos (remanescentes) + (total de entradas) - (redistribuídos (saída)) - (votos proferidos) - (despachos (art. 90, § 2°,LOMAM)) - (em diligência);

n) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: N=(A+TE-TS), ou seja, a soma dos (remanescentes) + (total de entradas) - (total de saídas);

SEGUNDA TABELA - MOVIMENTOS DO REVISOR

o) REMANESCENTES: corresponde ao SALDO ATUAL do mês anterior ao mês de referência;

p) RECEBIDOS: número de feitos submetidos à revisão, recebidos no mês de referência (FASE 7213);

q) REVISADOS: total de feitos revisados (FASE 7302);

r) CONCLUSOS PARA VOTO;

s) SALDO ATUAL: número obtido através da fórmula: S=(O+P-Q), ou seja, a soma dos (remanescentes) + (recebidos) - (revisados);

TERCEIRA TABELA OUTROS MOVIMENTOS

t) AGRAVOS REGIMENTAIS, AGRAVOS (557 § ÚNICO CPC) E EMBARGOS DE DECLARAÇÂO:

número de votos proferidos pelo Relator, em sessão, relativos a estes recursos, no mês de referência (FASES 7405 ou 7406 ou 7407 ou 7502 ou 7504 ou 7514);

u) VOTOS-VISTA: número de processos recebidos pela Subsecretaria, com voto-vista, no mês de referência (FASE 7121 );


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DATA DA REVISÃO

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MÓDULO

ANEXOS

FOLHA

04

08

v) DECLARAÇÕES DE VOTO, DECLARAÇÕES DE VOTO VENCIDO E VOTOS CONDUTORES: número de processos recebidos pela Subsecretaria no mês de referência após coleta de declaração de voto (vencido ou não) e votos condutores (FASES 7122 ou 7123 ou 7108 );

x) ACÓRDÃOS LAVRADOS: quantidade de acórdãos remetidos às Subsecretarias, no mês de referência, para futura publicação (FASE 7103);

z) ACÓRDÃOS PUBLICADOS: número de julgados publicados no Diário Oficial, no mês de referência (FASE 9001);

III- Os números constantes entre parênteses, no final de cada item acima indicado, referem-se às fases do novo SIAPRO que alimentarão os campos correspondentes no quadro estatístico de movimentação processual. Exceto onde indicado de forma diversa, correspondem ao total de movimentações ocorridas durante o mês de referência.

IV- Entende-se por mês de referência aquele no qual ocorreram as movimentações processuais.

V- O quadro destinado à publicação, cujo modelo se encontra adiante, (Modelo n° 5) apresenta para cada Relator os seguintes campos:

MOVIMENTOS DO Relator : Remanescentes (A); Entradas (B+C+D+E); Saídas (F+G+H+I); Votos Proferidos (J); Conclusos para Voto (M); Saldo Atual. (N);

MOVIMENTOS DO REVISOR: Remanescentes (O); Recebidos (P); Revisados (Q); Conclusos para Voto (R); Saldo Atual (S);

OUTROS MOVIMENTOS : Agravos Regimentais + Agravos 557 § único CPC + Embargos de Declaração (T); Votos Vista (U); Declarações de Voto + Declarações de Voto Vencido + Votos Condutores (V); Acórdãos Lavrados (X); Acórdãos Publicados (Z).

4ª Parte - Quadros Demonstrativos

I- Os modelos dos quadros demonstrativos do movimento estatístico são os seguintes:

Modelo n°1 : Presidente - Precatórios;

Modelo n° 2: Presidente - Suspensões de Segurança; Modelo n° 3: Vice-Presidente;

Modelo n° 4: Gabinete do Relator.

II- Os modelos dos quadros destinados à publicação são os seguintes: ,

Modelo n° 5: Movimento Estatístico – Relatores;

Modelo n° 6: Movimento Estatístico - Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral.

Vide Resolução CA TRF3R Nº 154, de 09/11/1998