Evento divulgou a cartilha “Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?”
O Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência (FPAI) promoveu, no dia 26 de maio, o workshop “Combate à violência contra pessoas com deficiência”.
O evento contou com a participação do coordenador do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência em Âmbito Judicial e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pablo Coutinho; e da delegada de polícia Maria Valéria Santos, titular da 6ª Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O conselheiro do CNJ, Pablo Coutinho, observou que o tema é complexo e multifacetado, além de demandar ações coletivas urgentes. “São múltiplas camadas de desigualdade que impedem não só a inclusão social, mas também o exercício da cidadania.”
Para a delegada de polícia Maria Valéria Santos, é importante que se tenha uma visão crítica da sociedade e de como ela lida com as pessoas com deficiência. “Todas as políticas públicas são bem-vindas, mas precisamos mudar a mentalidade da população.”
A oficina tratou dos desafios e das alternativas para o combate à violência contra pessoas com deficiência. Além disso, foi divulgada a cartilha “Violência contra pessoas com deficiência: Você sabe como evitar, identificar e denunciar?”, elaborada pelo Instituto Jô Clemente.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Justiça Federal de São Paulo participam do FPAI com outras 24 instituições públicas e privadas. O objetivo do Fórum é articular políticas públicas e promover ações para a plena efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, incluindo a realização de parcerias, seminários e congressos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 30 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br