Evento integra programa “TRF3 de Portas Abertas”
No dia 30 de junho, dez alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Clotilde Beline Capitani, da cidade de Votorantim/SP, conheceram a Justiça Federal em Sorocaba/SP.
A visita, que integra o "Programa TRF3 de Portas Abertas – Para Uma Visão Cidadã", foi guiada pelo juiz federal Luís Antônio Zanluca, titular da 1ª Vara Federal de Sorocaba. O magistrado explicou o funcionamento do Fórum e apresentou as instalações, além de explanar sobre as competências da Justiça Federal.
Juízes federais Margarete Morales Simão Sacristan, Marcelo Lelis de Aguiar e Luís Antônio Zanluca falam aos estudantes (Fotos: JF/Sorocaba)
Na sequência, os alunos assistiram a uma audiência com o juiz federal Adson Jean Mendes Lavor, da 4ª Vara. "O projeto Portas Abertas tem se mostrado uma ferramenta essencial para aproximar a Justiça Federal da comunidade, em especial dos jovens interessados em conhecer o funcionamento do Poder Judiciário.”
O magistrado ressaltou que a iniciativa parte do conceito de uma justiça cidadã, que deve estar em harmonia com a sociedade e transparente quanto ao seu trabalho. “É um imenso prazer receber esses estudantes, compartilhar um pouco do meu dia a dia e esclarecer dúvidas tão comuns nessa fase de escolhas profissionais", disse.
Para a professora Janaína Ferreira Céo, coordenadora da área de Ciências Humanas da escola, “a visita é um incentivo ao desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes que desejam cursar Direito. Além disso, os aproxima do exercício da cidadania, do reconhecimento dos compartimentos públicos e do papel do Poder Judiciário para desenvolver valores como justiça, ética, respeito às leis e proteção social”.
Alunos acompanharam audiência na 4ª Vara Federal
A docente acrescentou que “o convívio em diferentes espaços e lugares proporciona uma experiência enriquecedora, pois amplia a visão e a leitura de mundo e eleva a perspectiva de vida social e profissional dos discentes e da própria comunidade”.
Disse, ainda, que “a experiência vivida além dos muros da escola proporciona o desejo de uma vida mais próspera e digna para todos. Ademais, fomenta a expectativa para o ingresso nas universidades, fazendo-os refletir sobre a valorização do percurso estudantil em toda trajetória escolar”.
Também participaram do encontro os juízes federais Margarete Morales Simão Sacristan (4ª Vara Federal); Marcelo Lelis de Aguiar (presidente do Juizado Especial Federal de Sorocaba); Valdiane Kess Soares dos Santos (2ª Vara-Gabinete) e o advogado geral da União, Luiz Augusto Zamuner.
Visitantes com magistrados e servidores da Justiça Federal em Sorocaba
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 69 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br