TRF3 SP MS

acessibilidade

Intranet - acesso restrito
Menu

foto do usuário
21 / maio / 2025
Desembargador federal David Dantas acompanha a aplicação do Exame Nacional da Magistratura

Terceira prova contou com 42 mil inscritos em todo o país 

O desembargador federal David Dantas, representando o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), participou, no dia 18 de maio, da terceira prova do Exame Nacional da Magistratura (Enam), realizada em todo o país para os mais de 42 mil inscritos. 

Em São Paulo, foram cerca de 5 mil inscrições e 3,7 mil candidatos presentes, e a prova foi aplicada na Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Além do desembargador federal David Dantas, acompanharam os trabalhos na capital paulista a juíza assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Karina Ferraro Amarante Innocencio; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Público do TJSP e integrante da Comissão Acadêmica do Enam, Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo Ricardo Felício Scaff; e o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), Helder Bianchi Ferreira de Carvalho.  

Desembargador federal David Dantas (segundo da esquerda para a direita) 

A prova avaliou os candidatos nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal, distribuídas em 80 questões de múltipla escolha.  

Serão considerados aprovados aqueles que acertarem 70% das questões, em ampla concorrência, ou 50%, no caso de pessoas autodeclaradas negras, indígenas e com deficiência. A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que já divulgou o gabarito preliminar. A habilitação é válida por até quatro anos.   

O Enam foi instituído pela Resolução nº 531/23 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de assegurar que os processos seletivos valorizem a vocação, o raciocínio e a resolução de problemas. O certame é obrigatório para os bacharéis em Direito com interesse em participar de concursos da magistratura em qualquer ramo do Poder Judiciário nacional. Desde a primeira edição, em 2024, mais de 12 mil candidatos já foram habilitados. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 107 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br