Evento é direcionado para magistrados e servidores que atuam em Escolas Judiciais
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promove, até o dia 15 de agosto, o segundo módulo do nível 1 do curso "Formação de Formadores (Fofo) - Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura”.
A iniciativa, voltada a integrantes da magistratura e servidores, tem o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas na formação de profissionais do Poder Judiciário.
Com o total de 40 horas-aula, o treinamento ocorre na modalidade híbrida (presencial e transmitida pelas plataformas Teams e Moodle).
Magistrados e servidores na sala multiuso da Emag (Fotos: Acom/TRF3)
O Fofo conta com 36 participantes e o segundo módulo teve início no dia 14 de julho. A aula presencial ocorreu em 1º de agosto, na sala multiuso da Emag, com atividades relacionadas à elaboração prática de plano de curso e avaliação processual e contínua.
“Este é o módulo mais longo. Nele abordamos o planejamento de um curso, com todos os elementos”, disse a coordenadora acadêmica da Escola e formadora, desembargadora federal Renata Lotufo.
A diretora da Divisão de Apoio Pedagógico da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Simone Cuber, atua como formadora no Fofo. Ela ressaltou que o segundo módulo é voltado para a aplicabilidade da teoria adquirida na primeira parte.
“É fundamental que magistrados e servidores estejam em processo de aprendizagem, desenvolvendo novas competências e habilidades. Para isso ser possível, é preciso que as escolas criem bancos com formadores qualificados, com domínio das diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)”, frisou.
Renata Lotufo e Simone Cuber atuam como formadoras no Fofo
A coordenadora do segundo módulo, Mariana de Sá, explicou que nesta etapa os cursistas elaboram um plano de aula. “Uma das metodologias utilizadas é a ‘gameficação’, uma forma de transformar um conteúdo em jogo. São técnicas de instrutoria que podem ser aplicadas pelos alunos no futuro.”
Coordenadora do segundo módulo, Mariana de Sá
A juíza federal Mayara de Lima Reis, da 17ª Vara Federal Cível de São Paulo/SP, participa do treinamento. “Trabalhamos metodologias ativas e saímos do lugar comum de aulas expositivas. Muitas ideias do Paulo Freire são utilizadas e fazemos reflexões que dão protagonismo ao aluno, promovendo a interação em sala de aula.”
Juíza federal Mayara de Lima Reis
Para o juiz federal Igor Cabral Batista, da 4ª Vara Previdenciária de São Paulo/SP, o curso proporciona um olhar diferente sobre a construção de um curso. “Aqui vemos as especificidades e o planejamento que existe em uma instrutoria. Minha expectativa é, ao final do treinamento, estar apto para desenvolver um bom plano.”
Juiz federal Igor Cabral Batista
O assessor administrativo da Emag Otávio Augusto Perillo também é participante. “Adorei o jogo de tabuleiro como técnica para aplicar o conhecimento na prática. É um curso metalinguístico em que somos aluno e professor ao mesmo tempo, mostrando como uma aula deve ser conduzida.”
Assessor administrativo da Emag Otávio Augusto Perillo
Fofo
O curso "Formação de Formadores” (Fofo) é composto por três módulos que visam capacitar magistrados e servidores para atuar como docentes na formação e aperfeiçoamento.
O treinamento busca desenvolver competências, métodos ativos, formação docente, noções gerais de educação, currículos, programas, avaliações e autoavaliação.
A programação prevê avaliação contínua, que considera o desempenho dos participantes, a qualidade da docência e a eficácia da ação educativa. A grade inclui debates sobre planejamento de ensino, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem, com atividades práticas, como simulações de aula e estudos de caso.
O módulo 3 está previsto para ocorrer nos dias 28 e 29 de agosto. Com a conclusão dos três módulos, os alunos estarão aptos a compor o banco nacional de formadores da Enfam.
O curso tem a direção da desembargadora federal Marisa Santos, diretora da Emag.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 110 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br