Força-tarefa coordenada pelo TRF3 oferece mais de 30 serviços a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social até 22 de agosto
O 2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da cidade de Guarulhos/SP (Pop Rua Jud Guarulhos 2), começou hoje, 20 de agosto, e prestou 1.400 atendimentos de cidadania, justiça, assistência e saúde, no Centro Cultural Municipal Adamastor, localizado na Avenida Monteiro Lobato, 734, bairro Macedo.
A ação é coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Subseção Judiciária de Guarulhos em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, instituições públicas e organizações não governamentais. A força-tarefa prossegue até dia 22 de agosto, das 10h às 16h.
Força-tarefa prestou 1.400 atendimentos no primeiro dia (Fotos: Acom/TRF3)
O desembargador federal Ali Mazloum participou da abertura do evento representando o TRF3. “O Pop Rua Jud nos aproxima das pessoas carentes, que não são vistas ou ouvidas, e demonstra que estamos juntos para construir um país mais solidário e inclusivo”, ressaltou.
Desembargador federal Ali Mazloum (terno) representou o TRF3 na solenidade de abertura
A força-tarefa oferece mais de 30 atendimentos em cidadania, assistência e saúde à população em situação de rua e vulnerabilidade social.
“Com a realização dos mutirões, estamos aprimorando a organização e agregando novos serviços. O projeto representa a concretização do acesso a direitos e à Justiça, enfatizou a juíza federal coordenadora-geral do Pop Rua Jud Flávia Serizawa e Silva.
Coordenadora-geral do Pop Rua Jud Flávia Serizawa e Silva
Entre os atendimentos estão: emissão e regularização de documentos; cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); solicitação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/Pasep e seguro-desemprego; plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal (Caixa) e encaminhamento para vagas de emprego.
Também são disponibilizadas orientações jurídicas sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistência social e saúde, direitos humanos, violência contra a mulher, apoio a imigrantes, população LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário.
Estudantes voluntários auxiliam nos atendimentos
Na área da saúde e assistência social, há testagem rápida para doenças, vacinação; orientações sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; corte de cabelo, esmaltação; distribuição de refeições.
“Há uma brinquedoteca, espaço pet, varal solidário, serviço de banho e uma local em que as pessoas podem escrever cartas a amigos ou familiares, denominado Colo por Correspondência”, completou a juíza federal em auxílio à presidência do TRF3, Adriana Delboni Taricco.
Mutirão oferece serviço de manicure e esmaltação
Além das pessoas em situação de rua, a força-tarefa acolhe imigrantes e indígenas da região. Para o juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, coordenador local do Pop Rua Jud 2 Guarulhos, “os serviços concentrados são essenciais para atender as necessidades da população que procura o mutirão”.
Mulher é atendida na segunda edição Pop Rua Jud em Guarulhos
Atendimentos
Marco Antonio da Silva vive em situação de rua e esteve no mutirão. Ele utilizou serviços de emissão de documentos, corte de cabelo e refeição.
"Esse evento é maravilhoso. É muito gratificante saber que estão olhando por nós e não somos excluídos da sociedade, desabafou”.
Jaqueline Rodrigues Borges contou que viveu na rua, em albergue, trabalhou com reciclagem e vendeu bala em ônibus. Atualmente, vive em um quarto alugado com o marido.
Eles compareceram ao Pop Rua e regularizaram a documentação. “Agora vamos atrás de um trabalho registrado e tentar uma vida melhor”, concluiu.
Ação é realizada no Centro Cultural Municipal Adamastor
Serviço
Evento: Pop Rua Jud Guarulhos 2
Data: 20, 21 e 22 de agosto
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Municipal Adamastor - Avenida Monteiro Lobato, 734, bairro Macedo, Guarulhos/SP
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 82 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br