Evento contou com a participação do ministro do STJ Sebastião Reis Júnior
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 6 de outubro, o curso “Justiça, Diversidade e Direitos Humanos”. O evento, destinado ao público em geral, incluiu palestra e roda de conversa.
Na abertura, a diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, saudou os participantes e apresentou os convidados.
Palestra tratou do tema diversidade e direitos humanos no sistema carcerário (Fotos: Acom/TRF3)
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior abordou o tema “Olhares sobre a grade: dignidade humana e a urgência da inclusão no sistema carcerário”. O magistrado mencionou os desafios no processo de reabilitação criminal sob a perspectiva da ressocialização e o alto índice de criminalidade decorrente de falhas de políticas públicas.
“Se não pensarmos em um caminho de reinserção dessas pessoas na sociedade, não há como achar que a criminalidade irá reduzir”, afirmou.
O juiz criminal Fabrício Reali Zia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pontuou a falta de estrutura e de recursos por parte do poder público para o combate ao crime.
A mestre em Sociologia e pesquisadora social Flávia Saiani ressaltou como vulneráveis tornam-se vítimas do punitivismo estatal.
Na segunda parte do encontro, houve uma roda de conversa sobre “Diálogos translúcidos: uma conversa aberta sobre Diversidade e Justiça”.
Público durante curso na Emag
Sebastião Reis Júnior, autor do livro “Translúcida”, utilizou a obra como ponto de reflexão sobre a invisibilidade da população transgênera no sistema carcerário. O palestrante tratou de direitos humanos e identidade, ressaltando o anseio das pessoas trans por igualdade e reconhecimento.
O evento foi dirigido por Marisa Santos e coordenado pelo desembargador federal David Dantas.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 45 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br