Na ocasião, também foi comemorado o 70º aniversário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, prestigiou, no dia 17 de dezembro, a cerimônia de encerramento das comemorações pelos 130 Anos do Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão.
A confraternização foi realizada no Círculo Militar de São Paulo, na capital paulista. Na ocasião, também foi comemorado o 70º aniversário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão foi assinado em 1895, marco que deu início à imigração japonesa no Brasil.

Carlos Muta no encerramento da celebração no Círculo Militar (Fotos: Acom/TRF3)
Carlos Muta, que integrou a frente de honra da solenidade, pontuou a presença institucional nas celebrações.
“A Justiça Federal tem uma competência internacional bastante relevante, então é preciso participar dos momentos de integração entre países que se pautam pelos mesmos valores e princípios. Isso renova a nossa expectativa de parcerias para a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária”, afirmou o presidente do TRF3.
A cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki, ressaltou a simbologia das comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas.
“O ano de 2025 foi repleto de projetos e atividades de intercâmbio que ampliaram o diálogo entre nossos povos. Desejo que essa celebração fortaleça os laços e nos inspire a seguir caminhando juntos”, declarou a cônsul.

Presidente do TRF3, Carlos Muta, e a cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki
O presidente da Bunkyo, Roberto Nishio, relembrou a trajetória dos imigrantes japoneses no país.
“Essas pessoas foram fortes, superaram sofrimentos e suplantaram dificuldades. Com coragem, determinação e trabalhando de sol a sol, construíram um sólido alicerce em que hoje se assenta a comunidade nipo-brasileira.”
A desembargadora federal Consuelo Yoshida também esteve presente nas comemorações.
Durante o evento, houve apresentações artísticas e um jantar de confraternização. O Coral Feminino do Bunkyo cantou os hinos nacionais do Japão e do Brasil.

Coral Feminino do Bunkyo cantou hinos nacionais do Japão e do Brasil
TRF3 na comemoração dos 130 anos do tratado de amizade
Em 5 de maio, o TRF3 recebeu, na sede da corte, o então cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, para participar do projeto “Café da manhã com o presidente”.
No dia 29 do mesmo mês, o Tribunal promoveu a exibição do grupo Himawari Taiko que se apresenta com instrumento de percussão japonês taiko.
Em 6 de junho, Carlos Muta participou da cerimônia oficial de recepção à princesa Kako de Akishino, realizada na Bunkyo.
O presidente também esteve presente, em 18 de junho, no Ato Solene em comemoração pelos 117 anos de Imigração Japonesa no Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A data marca a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao país.

Frente de honra da solenidade
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 49 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br