Palestra foi ministrada pelo neurologista e escritor Leandro Teles
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 18 de fevereiro, a palestra “Jurisdição e ansiedade”, ministrada pelo neurologista e escritor Leandro Teles. O evento faz parte do curso de formação inicial (CFI) dos 31 juízes federais substitutos aprovados no XXI Concurso Público e empossados no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
A coordenadora do CFI, desembargadora federal Renata Lotufo, mencionou que o período entre a posse e o início da atividade jurisdicional é permeado por momentos que causam ansiedade.
Palestra abordou saúde mental (Fotos: Acom/TRF3)
O neurologista falou sobre a relevância do curso para a formação de juízes, abordando aspectos técnicos, humanísticos, históricos e de saúde mental.
“Aprender a se cuidar é importante para uma vida equilibrada. Além disso, esse aprendizado ajuda a compreender o que se passa com as pessoas que serão julgadas por vocês”, observou.
Segundo Leandro Teles, ter uma mente saudável ajuda na tomada de decisões, de forma mais humana e tranquila, ao longo de uma carreira. “Ninguém quer ser julgado por alguém que não está bem emocionalmente.”
O palestrante afirmou que a solidão faz parte do cotidiano de cargos de alto decoro e formalidade, o que é um fator de risco para depressão, ansiedade e esgotamento.
Leandro Teles na Emag
“Existe a fadiga da decisão, quando ela é dramática e não se tem total clareza do caminho a seguir, mas há necessidade de decidir. Essa angústia também contamina o trabalho”, considerou.
Teles falou também sobre os sintomas e o tratamento da ansiedade e alertou sobre a importância de rever paradigmas, comportamentos e conceitos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 11 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br