Objetivo é reduzir a taxa de judicialização de demandas
Foi assinado, na última segunda-feira (29/8), no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), termo de adesão do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) ao acordo de cooperação celebrado entre a União, por intermédio do TRF3, o Gabinete da Conciliação e o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), em 2019.
O objetivo é promover a solução de conflitos antes da instauração ou no curso do processo judicial, de forma a reduzir a taxa de judicialização de demandas. A medida garante aos associados possibilidade de acordo para regularização junto ao conselho, que, por sua vez, é beneficiado pela maior agilidade no recebimento dos pagamentos.
O presidente do Creci-SP, ao lado da presidente do TRF3, exibe o termo assinado (ACOM/TRF3)
Segundo a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, a cooperação permite que o profissional com débitos possa voltar a exercer seu trabalho com tranquilidade e dignidade.
“Outros conselhos também estão participando desta ação, que evita o ajuizamento de execuções fiscais, penhora de bens, medidas que constrangem a pessoa que está devendo e a impedem de trabalhar”, destacou a magistrada.
O coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, celebrou a adesão do conselho ao acordo. “O convênio é importantíssimo, à medida que incorpora novos métodos de soluções de conflitos, particularmente na área de conciliação e, ainda mais detalhadamente, na área pré-processual”, explicou.
O coordenador do Gabinete da Conciliação, o presidente do Creci-SP e a presidente do TRF3 (ACOM/TRF3)
De acordo com o magistrado, há um volume grande de execuções fiscais por parte dos conselhos na Justiça Federal da 3ª Região. “A nossa visão é que o pré-processual seja uma forma de contornar a distribuição de novos processos, solucionando os conflitos antes que sejam formalizados. É um passo fundamental para que se possa ampliar a regularização e chegar a uma solução definitiva dos conflitos que surgem nas atribuições dos conselhos regionais”, acrescentou.
O presidente do Creci/SP, José Augusto Viana Neto, disse que “todos saem ganhando com essa iniciativa por parte do Tribunal”. Segundo ele, o impacto será extremamente positivo para os associados, conselho e a Justiça Federal.
“Os profissionais poderão se regularizar, trabalhar com maior desenvoltura e levar dinheiro para casa, e o Conselho terá mais recursos para cumprir com sua missão. A Justiça Federal, por sua vez, evita a propositura de novas ações”, declarou.
(ACOM/TRF3)
Também participaram do encontro o juiz federal Ricardo Damasceno, que atua em auxílio à Presidência do TRF3; a coordenadora da Central de Conciliação de São Paulo, juíza federal Ana Lúcia Iucker; e o assessor do Gabinete da Conciliação, Sérgio Luiz de Matteo. Acompanharam o presidente do Creci-SP o chefe de Gabinete, Milton Moreira; o chefe do Departamento de Dívida Ativa, Márcio André Rossi; e o assessor da presidência, Sylvio Lino.
Acesse a íntegra do Termo de Adesão.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 304 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br