TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

20 / janeiro / 2023
Justiça Federal em Dourados/MS condena empresa a ressarcir gastos do INSS com concessão de pensão por morte

Más condições de trabalho contribuíram para atropelamento de empregado por caminhão que carregava cana-de-açúcar 

O juiz federal Fábio Fischer, da 2ª Vara Federal de Dourados/MS, condenou uma empresa agroindustrial a ressarcir gastos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela concessão de pensão por morte a beneficiário de segurado que sofreu acidente de trabalho em razão de más condições do ambiente laboral. 

Para o magistrado, ficou comprovada a responsabilidade da empresa e o direito da autarquia federal à indenização pelos custos com o benefício previdenciário (ação de regresso). “O relatório da auditoria fiscal trabalhista se mostrou coerente e minucioso com a dinâmica dos fatos”, afirmou. 

A ação de regresso está disciplinada pelo artigo 120 da Lei 8.123/91, que garante ao INSS propô-la em casos de negligência empresarial quanto às regras de higiene e segurança referentes à proteção individual e coletiva dos empregados. 

A autarquia previdenciária moveu a ação sob o fundamento de que o segurado morreu em razão de acidente decorrente de inúmeras inadequações no local de prestação dos serviços. O funcionário foi atropelado por um caminhão após realizar o carregamento de cana-de-açúcar.  

O relatório da fiscalização apontou que o local apresentava iluminação insuficiente, terreno irregular, falta de planejamento, insuficiência de treinamento, descumprimento de normas de segurança e falhas na prestação dos primeiros socorros. 

Para Fábio Fischer, o acidente fatal ocorreu em função de uma série de condutas negligentes da empresa que elevaram o risco do trabalho desempenhado e que poderia ser evitado com maior cuidado aos procedimentos de segurança. 

Assim, o juiz condenou o estabelecimento empresarial a ressarcir os gastos do INSS com a concessão do benefício de pensão por morte. 

Procedimento Comum Cível 5001045-38.2018.4.03.6002

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:      

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin     
JFSP: InstagramFacebook e Twitter     
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 605 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br