Informações buscam facilitar a identificação das situações e a adoção de providências
A Justiça Militar da União (JMU) elaborou uma cartilha sobre prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação. A publicação “Conhecendo a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação na JMU” traz conceitos, explica como a vítima pode denunciar e incentiva colegas a adotarem atitude de acolhimento.
O prefácio é aberto com a frase: “Um ambiente de trabalho seguro e sadio é essencial para que as pessoas possam laborar com dignidade.”
O material foi produzido pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação da Justiça Militar da União e informa sobre os diferentes tipos de assédio: vertical, horizontal, misto, institucional e virtual.
A cartilha esclarece que, apesar da inexistência de legislação federal específica, a responsabilização do assediador pode ocorrer nas esferas administrativa, trabalhista, civil e criminal. O comportamento relacionado ao assédio moral pode caracterizar crime de lesão corporal, crime contra a honra, racismo e stalking, entre outros.
A finalidade é fornecer informações que possibilitem a identificação de situações de assédio moral e sexual e a discriminação no ambiente de trabalho, bem como as providências cabíveis para garantir a proteção da vítima e a responsabilização do assediador.
Acesse aqui a cartilha “Conhecendo a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação na JMU”.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 392 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br