Solução beneficia sete famílias que estão acampadas na área desde 2015
A Central Regional de Conciliação (Cercon) de Campo Grande/MS homologou, no dia 19 de novembro, acordo que põe fim à disputa entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e os ocupantes do assentamento Piuva V, localizado no município de Dois Irmãos do Buriti/MS. O acordo beneficiou sete famílias que estão acampadas na área desde 2015, e resultou na regularização da posse e ingresso no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
A audiência foi conduzida pelo juiz federal Fernando Nardon Nielsen, coordenador da Cercon.
Juiz federal Fernando Nardon homologou o acordo entre famílias do assentamento e o Incra
A ação teve origem na 2ª Vara federal de Campo Grande e foi movida pelo Incra, que pedia a retirada das famílias que ocupam o local e a reintegração de posse.
Após período de negociações, tratativas e estudos intermediadas pela Cercon, em 19 de novembro, foi realizada audiência de conciliação.
No acordo homologado, o Incra emitiu regularização fundiária e entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU), garantindo a permanência das sete famílias no local e a realocação das demais para assentamento em expansão, no município de Anaurilândia/MS, e em outros a serem criados no estado.
Cada uma das sete famílias beneficiadas receberá um lote, com tamanhos que podem variar de seis a oito hectares, sendo utilizados exclusivamente para exploração agrícola e pecuária.
“As posses foram formalmente regularizadas, garantindo as famílias segurança jurídica e o direito de permanência na terra que ocupam”, destacou Nielsen.
Com aproximadamente 1,4 mil hectares, a área de reforma agrária Piuva V foi criada em 2007 e conta com 109 famílias.
Ocupantes do assentamento durante a audiência
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 696 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br