TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

26 / março / 2025
Pop Rua Jud Pantanal realiza 1.400 atendimentos no primeiro dia  

Mutirão em Campo Grande/MS oferece serviços de justiça, cidadania, saúde e assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social 

Pop Rua Jud Pantanal 2, realizado em Campo Grande/MS, prestou 1.400 atendimentos no primeiro dia de mutirão, em 25 de março. Foram realizadas 22 audiências e expedidos R$ 40.257,36 em Requisições de Pequeno Valor (RPV). A força-tarefa prossegue até quinta-feira, dia 27. 


Pessoas aguardam atendimento no primeiro dia da ação (Fotos: ACOM/TRF3) 

A ação é coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS) com a parceria de entidades públicas e organizações não governamentais.  

O projeto oferece serviços de justiça, cidadania, saúde e assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. 

No dia 25 de março, houve a distribuição de 22 ações judiciais, a realização de 19 perícias, 55 registros no Cadastro Único (CadÚnico) e dez no Cadastro de Pessoa Física (CPF), e a emissão e regularização de 44 certidões e 29 carteiras de identidade (RGs). 


Justiça Federal promove audiência no primeiro dia do Pop Rua Jud Pantanal 

O balanço do primeiro dia inclui 25 atendimentos pela Caixa Econômica Federal, cinco pela Coordenadoria da Mulher, 175 pelas Defensorias e pelo Ministério Público Estadual, 106 sobre habitação, 40 pelo Instituto Nacional do Seguro Social, 30 pela Polícia Federal, 45 pela Junta Militar, 32 pelo Tribunal de Justiça, 60 pelo Cantinho do Desabafo (espaço de fala sem julgamento), 24 pelo Procon e 34 sobre trabalho, entre outros. 

Também houve distribuição de 390 marmitas e de 350 kits de higiene, 57 cortes de cabelo, 102 testes rápidos para detecção de doenças, dez aplicações de vacina e 15 atendimentos a pessoas LGBTQI+. 

A diretora do foro da SJMS, juíza federal Monique Marchioli Leite, destacou os resultados. 

“O número de atendimentos superou as expectativas. Foram realizadas 22 audiências e concedidos 13 benefícios. Nesta edição, ainda há serviços prestados por comunidades terapêuticas e de orientação ao imigrante.” 

 
Diretora da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli 

Voluntários 

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Tchoya Gardenal Fina do Nascimento disse que cerca de 200 estudantes do curso de Direito participam da força-tarefa.  

De acordo com ela, os alunos captaram e montaram kits de higiene distribuídos durante a ação.  

“É uma iniciativa muito importante para todos os alunos, uma experiência única de lidar com questões sociais e verificar a realidade da população”, destacou. 

Bianca Delgado Neves é voluntária do Projeto Help, que atua no mutirão com o Cantinho do Desabafo, um espaço dedicado à fala sem julgamento. 

“A experiência está sendo muito bacana; a gente percebe que muitas pessoas precisam ser ouvidas.” 

Atendimentos 

Um dos cidadãos atendidos no primeiro dia esteve internado numa clínica de recuperação, é soropositivo, já morou nas ruas e não pode trabalhar.  

“Resolvi muitas coisas no mutirão; fiz o cadastro único e o certificado de reservista, pedi a averbação do divórcio, cortei o cabelo e comi duas marmitas”, comentou, satisfeito. 

Ele também passou no Cantinho do Desabafo. Explicou que, há alguns dias, estava sem disposição para nada e que ficou mais animado no Pop Rua, depois de saber que passaria a receber o auxílio. 

“Temos que aproveitar quando encontramos pessoas preparadas para nos ajudar”, completou. 

Benefícios assistenciais e previdenciários 

O benefício assistencial à pessoa com deficiência foi concedido a Nélida Haito de Oliveira, Luiza de Moraes e Rosângela Vieira, entre outros cidadãos. 

O juiz federal Rodrigo Vaslin Diniz explicou que o auxílio é assegurado às pessoas com deficiência que vivem em situação de miserabilidade. “É um direito para que tenham mínimas condições de vida”, observou. 

Doente desde 2019, Luiza de Moraes explicou que ela e o marido estão desempregados. “Já tinha tentado o benefício antes, mas somente hoje deu certo”, agradeceu. 

Rosangela Vieira saiu do mutirão emocionada por ter obtido o benefício. Ela já havia solicitado o benefício administrativamente sem sucesso. No Pop Rua, o problema foi resolvido em 40 minutos. 

“Faço tratamento de oncologia e vivo uma situação difícil. É triste ter trabalhado uma vida toda, criado seis filhos sozinha e depender de família. Agora, a minha situação vai melhorar.” 

 
Rosangela Vieira teve reconhecido o direito ao benefício assistencial 

Benefício por incapacidade 

Diego Adriano Araújo dos Santos foi ao Pop Rua para regularizar um documento e saiu com a conquista da concessão do benefício por incapacidade temporária.  

“Foi uma surpresa, porque não sabia que tinha direito. Quem tiver algo pendente e puder comparecer ao mutirão, pode vir, não vai perder a viagem”, avisou. 

O segurado Valdenir Vieira de Lima recebia o benefício por incapacidade temporária e obteve a conversão para o de incapacidade permanente. 

“Eu estava em busca da aposentadoria há três anos. Tenho doença grave; ia ao médico, não dava nada. Perdi as forças do ombro e do corpo. Ia fazer uma nova perícia mês que vem e aqui adiantou tudo. Foi bem rápido.” 

 
Valdenir Vieira de Lima participou da ação 

O procurador federal Samuel Alves Andreolli explicou que, na força-tarefa, a concessão de benefício pode ser solucionada no mesmo dia. 

“A pessoa faz o requerimento administrativo, já passa pela perícia, participa de uma audiência com o juiz federal, procurador federal e defensor público da União e já resolve tudo. É maravilhoso”, concluiu. 


A ação ocorre no Parque Ayrton Senna em Campo Grande 

Serviço   

Pop Rua Jud Pantanal 2   

Data: até 27 de março     

Horário: das 8h às 16h     

Local: Parque Ayrton Senna, Rua Jornalista Valdir Lago nº 512, Conjunto Aero Rancho, Campo Grande/MS    

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook  

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 87 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br