Iniciativa busca a troca de experiências entre os órgãos do Sistema de Justiça brasileiro e internacionais
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, por meio da Resolução CNJ 411/2021, o Programa Internacional “Visão Global do Poder Judiciário”. O projeto propicia o intercâmbio de magistrados e magistradas de outros países para aprofundar o conhecimento das atividades do Judiciário brasileiro.
A inciativa considera a importância das cooperações internacionais como estímulo à troca de informações e ao debate jurídico, além da necessidade de estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência.
O programa é destinado aos magistrados estrangeiros de países com relações diplomáticas junto ao Brasil, que têm interesse em conhecer os órgãos do Poder Judiciário nacional.
O projeto também tem como objetivos estimular o conhecimento da realidade jurídica de outros países, apoiar o desenvolvimento de cooperação na gestão e na atividade judiciária, estabelecer e fortalecer laços e parcerias com o sistema judicial mundial, dar visibilidade às práticas de sucesso e trocar experiências para o aperfeiçoamento, a modernização e a eficiência da Justiça.
Para se candidatar, o magistrado estrangeiro deverá realizar inscrição no CNJ, por meio de formulário eletrônico. As atividades têm caráter de serviço voluntário, nos termos da Lei n. 9.608/1998, sem vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.
A íntegra do regulamento do “Visão Global do Poder Judiciário”pode ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações do CNJ
Esta notícia foi visualizada 370 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br