Organizado pelos tribunais do Rio Grande do Sul, encontro estimula a inovação no Poder Judiciário brasileiro
Representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e das Seções Judiciárias de São Paulo e de Mato Grosso do Sul participaram da terceira edição do Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (3° FestLabs), nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre/RS. O evento foi organizado pelos cinco tribunais do Rio Grande do Sul, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A conselheira do CNJ, Salise Sanchotene, registrou a iniciativa do Conselho em oficializar a gestão da inovação como uma política nacional do Judiciário. “Atualmente, a Justiça está alcançando grande visibilidade graças ao trabalho dos laboratórios de inovação e das pessoas que atuam diariamente neles”, declarou.
Na ocasião homenageou dois magistrados: a juíza federal Luciana Ortiz, da Justiça Federal de São Paulo, por ser pioneira na gestão de inovação, com a criação do primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário (iJuspLab), e o juiz José Faustino Macedo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, como grande articulador dos laboratórios.
Salise Sanchotene destacou que a magistrada paulista recebeu, no dia 31/8, o Prêmio Inovação no Poder Judiciário Cnéa Cimini Moreira, durante o seminário Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ nº 255, no CNJ.
Conselheira do CNJ, desembargadora Salise Sanchotene (blusa azul), ao lado dos presidentes do Tribunais do Rio Grande do Sul (Foto TRF4)
Programação
O FestLabs é um espaço de compartilhamento de experiências e fomento de parcerias para a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 395/2021 do CNJ. Este ano, com o tema "Inteligências para a Inovação", o evento explorou três eixos essenciais: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa.
Ao longo dos dois dias, palestras, painéis e oficinas proporcionaram debate de ideias e ambiente de atuação coletiva. O resultado da integração será a base para novos projetos com a finalidade de criar, ampliar e qualificar a atuação do Sistema de Justiça em benefício de toda a coletividade.
A diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo, Gisele Molinari Fessore, ministra a oficina Ferramentas de Design Thinking para iniciantes (Foto: arquivo pessoal)
Da esq. p/ dir: Juíza Federal Monique Marchioli Leite, diretora do Foro da SJMS; as servidoras e laboratoristas Camila Godoi Hampariam, Maria Alice Leis Olivares, Elaine Cristina Cestari, Gisele Fessore e Ana Carolina Minorello; a juíza federal Flávia Serizawa e Silva, vice-coordenadora do iJuspLab; e o servidor Rogério Antônio Batista de Araújo
A solenidade de abertura contou com a presença dos presidentes do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, desembargador Amílcar Fagundes Freitas Macedo; do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo; do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Fernando Quadros da Silva; do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Helena Mallmann; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene; e da diretora do Foro da Justiça Federal do RS, juíza federal Carla Evelise Justino.
Com informações do TRF4
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 244 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br