Cerca de 88 milhões de páginas já foram virtualizadas
No mês de dezembro, a Seção Judiciária de São Paulo (SJSP) atingiu a digitalização de 95,52% de seu acervo processual, considerando as ações cíveis, criminais, previdenciárias e fiscais em todas as 44 subseções judiciárias do estado.
Desde a primeira fase do projeto, no final de 2018, já foram digitalizados na SJSP cerca de 382 mil processos, correspondentes a 750 mil volumes e aproximadamente 88 milhões de páginas, conforme dados extraídos do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), atualizados até 14/12.
A digitalização dos processos na SJSP faz parte do projeto “TRF3 100% PJE”, que tem como objetivo concluir a virtualização das ações físicas em tramitação na Justiça Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), a fim de que as unidades judiciárias possam realizar as atividades exclusivamente na plataforma do PJe.
O projeto, que está em sua quarta fase, busca concluir a virtualização dos feitos ativos em tramitação até julho/2022. Na primeira contratação, encerrada em 10/11/21, foram digitalizadas 9,9 milhões de imagens, correspondentes a 38 mil processos, com custo de R$ 465 mil. Em 11/11/21 foi iniciado o segundo contrato com o objetivo de virtualizar o acervo das demais varas da SJSP, localizadas na Grande São Paulo, litoral e interior. Até o final desse contrato, em 11/7/22, espera-se digitalizar cerca de 40 mil processos, correspondentes a 18 milhões de imagens, no valor de R$ 843,8 mil.
A virtualização do acervo trouxe inúmeros benefícios como a implementação do teletrabalho massivo para juízes e servidores durante a pandemia; a possibilidade de novas formas de organização judiciária; a descentralização na prestação de serviços; entre outros. (RAN)
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1425 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br