Dupla tentou despachar 265 quilos de cocaína
A 5ª Vara Federal Criminal de Santos/SP condenou um caminhoneiro e um funcionário do Terminal Santos Brasil, município de Guarujá/SP, a nove e 11 anos de reclusão, respectivamente, por tráfico internacional de drogas. Eles inseriram 265 quilos de cocaína em contêiner com destino à Europa.
De acordo com a denúncia, fiscalização de rotina realizada pela Receita Federal detectou, nas imagens de escaneamento, uma carga estranha no contêiner onde foram identificados e apreendidos os pacotes com a droga.
O juízo considerou que os homens agiram de forma consciente e voluntária na guarda, transporte, inserção da droga, e avaliou que a materialidade e autoria do crime foram comprovadas por imagens, documentos e testemunhas ouvidas no processo.
Os réus alegaram insuficiência de provas e pleitearam a absolvição.
“A transnacionalidade da ação emerge no fato de que o contêiner onde foi localizada a droga seria embarcado em navio que tinha como destino o Porto de Antuérpia/Bélgica. A ação foi típica de organizações criminosas e os réus desempenharam papel fundamental no ilícito”, destacou a sentença.
Procedimento Especial Lei Antitóxicos 5008942-68.2019.4.03.6104
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS:Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 337 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br