Escolhidos compuseram listas tríplices definidas em sessão plenária do dia 19 de junho
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de Decreto presidencial, publicado hoje, dia 2 de agosto, no Diário Eletrônico da União, nomeou a juíza federal Louise Vilela Leite Filgueiras e os advogados Gabriela Shizue Soares de Araújo e Marcos Moreira de Carvalho para o cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Os nomes compuseram listas tríplices definidas pelo TRF3 em sessão plenária extraordinária administrativa do dia 19 de junho.
Louise Vilela Leite Filgueiras foi promovida pelo critério de merecimento, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Victorio Giuzio.
Juíza federal da 8ª Vara Criminal de São Paulo/SP, ingressou na magistratura federal em 1999, tendo exercido o cargo nas varas federais de Bauru e Guarulhos, em Varas Especializadas Cível, de Execuções Fiscais e Criminal.
É graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Participa de órgãos de combate ao trabalho escravo como coordenadora do Comitê Estadual Judicial do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet)/CNJ de São Paulo e de Mato Grosso do Sul; membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça de São Paulo; e da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Justiça Federal da 3ª Região.
Gabriela Shizue Soares de Araújo, advogada, foi nomeada pela regra do Quinto Constitucional para vaga decorrente da Lei nº 14.253/2021.
Doutora (2021) e mestra (2013) em Direito Constitucional pela PUC/SP, tem especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais (Universidade de Pisa/2018), e especialização em Direito Tributário (PUC- SP/2005).
Atualmente é professora da Faculdade de Direito da PUC-SP, vinculada ao departamento de Direito Público, sendo também coordenadora adjunta da Revista da Faculdade de Direito e vice-líder do Grupo de Estudos de Direito Eleitoral da universidade. Atuou na advocacia na área de Direito Público por mais de 20 anos antes da nomeação para o tribunal.
Marcos Moreira de Carvalho foi nomeado para vaga do Quinto Constitucional destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decorrente da aposentadoria de Newton De Lucca. É advogado militante nas áreas de direito administrativo, eleitoral e empresarial.
Graduado pela Faculdade de Direito de Sorocaba no ano de 1991, mestre em Direito na área Direito Administrativo pela PUC/SP. É professor na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; exerceu o cargo de professor de Direito Administrativo na Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes/SP, na Faculdade UNIP Alphaville e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
Esta notícia foi visualizada 510 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br