Projeto já teve oito edições em Mato Grosso do Sul
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por meio da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, inaugurou, no dia 15 de agosto, exposição fotográfica sobre o projeto Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante. O evento foi realizado no andar térreo do prédio-sede do Tribunal, na Avenida Paulista, 1.842 - Torre Sul.
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, mencionou o impacto que ações como a do JEF Itinerante tem na vida da população menos favorecida. “Esse é o Brasil que espera e aguarda um olhar atento da nossa jurisdição”, afirmou.
Presidente do TRF3 discursa na inauguração (Fotos: Acom/TRF3)
A mostra tem como objetivo divulgar e conscientizar os servidores, os colaboradores e o público em geral sobre iniciativas realizadas pelo Tribunal, visando a responsabilidade social e o bem-estar da comunidade.
As imagens exibem locais visitados e pessoas atendidas durante a ação de cidadania, em um esforço coordenado entre todas as instituições envolvidas.
A diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, juíza federal Monique Marchioli Leite, enfatizou o espírito cooperativo e a evolução alcançada em cada edição. A magistrada recordou um momento vivenciado na última delas.
Juíza federal Monique Marchioli Leite recorda momentos do JEF Itinerante
“Havia uma senhora de 70 anos que não possuía registro civil. A defensora pública estadual entrou com ação de registro tardio. Nós fizemos contato com a Justiça estadual de Corumbá, que deferiu o pedido, e a mulher foi registrada com a data de nascimento de 1º de janeiro de 1954. Isso não seria possível, caso o juizado itinerante não estivesse lá”, disse emocionada.
As fotografias também estão expostas na sede da Justiça Federal em Campo Grande/MS, na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 128 - Parque dos Poderes.
Público durante abertura da exposição fotográfica
JEF Itinerante
O projeto visa promover o acesso à Justiça a populações carentes que residirem longe dos centros urbanos e em locais de difícil acesso.
Já foram realizadas oito edições. Corumbá: 16 a 20 de novembro de 2021 e 4 a 8 de abril de 2022; Coxim: 25 a 29 de julho de 2022; Rio Paraguai – tramo norte: 5 a 10 de novembro de 2022; Rio Paraguai – tramo sul: 15 a 20 de maio de 2023; Aldeias Limão Verde e Bananal, em Aquidauana: 11 a 15 de setembro de 2023; Aldeia Jaguapiru, em Dourados: 5 a 9 de fevereiro de 2024; e Baixo Taquari, em Corumbá: 17 a 21 de junho de 2024.
A iniciativa chegou a diversas comunidades tradicionais, ribeirinhas, assentamentos, aldeias indígenas e quilombolas.
As equipes foram compostas por servidores, magistrados, assistentes sociais, procuradores, advogados da União, defensores públicos, policiais civis, entre outros profissionais, que percorreram durante vários dias a região a bordo de caminhão, barcos ou automóveis.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 118 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br