Mapeamento foi concluído após audiências realizadas pelo Gabcon
O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon/TRF3) finalizou ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que solicitava a realização de georreferenciamento da Floresta Nacional do Capão Bonito (FNCB), localizada no estado de São Paulo.
O mapeamento foi concluído após tratativas realizadas pelo Gabcon. A decisão foi proferida pelo coordenador da unidade, desembargador federal Hélio Nogueira.
Conforme o processo, em 2016, o MPF ajuizou uma ação contra a União e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) solicitando a elaboração do Plano de Manejo, documento técnico que estabelece o zoneamento de uma unidade de conservação e as normas que devem regular o uso da área e dos recursos naturais.
O Ministério Público também pediu o georreferenciamento da FNCB, levantamento topográfico que define forma, dimensão e localização geográfica da localidade.
Após sentença da 1ª Vara Federal de Itapeva/SP ter julgado o pedido improcedente, o MPF recorreu ao TRF3.
No curso da ação, foi constatada a conclusão do Plano de Manejo e a publicação no Diário Oficial da União.
Conciliação
Em janeiro de 2024, os autos foram remetidos ao Gabcon, uma vez que a área foi consolidada como unidade de conservação.
Após audiências e negociações entre as partes, o georreferenciamento foi inserido no cronograma de atividades da Coordenação de Consolidação de Limites (CCOL).
No mês de novembro de 2024, o mapeamento da área foi concluído. O ICMBio anexou ao processo memorial descritivo correspondente às Glebas I e II.
“Considerando que os pedidos formulados na inicial foram integralmente atendidos, reconhece-se a perda de objeto da presente ação civil pública”, decidiu o desembargador federal Hélio Nogueira.
Assim, com fundamento no artigo 485, inciso VI, do Código de Processo Civil, a ação foi extinta com a resolução do mérito.
Floresta Nacional de Capão Bonito
De acordo com o ICMBio, a FNCB localiza-se no estado de São Paulo e abrange parte das cidades de Capão Bonito e Buri.
Com área de 4.236,76 hectares, está inserida nos domínios dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. É uma unidade de conservação instituída pelo poder público federal.
Apelação Cível 0000868-10.2016.4.03.6139
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 91 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br