Evento integra comemorações do Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Justiça Federal de São Paulo promove, por meio da Divisão da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, curso de defesa pessoal para magistradas e servidoras de 10 a 14 de março.
O treinamento, ministrado pelo agente de Polícia Judicial José Nelson da Silva e pela oficiala de Justiça Federal Maria Torres Urdan Miranda, acontece no auditório do Juizado Especial Federal de São Paulo. Ao todo, nove magistradas e 78 servidoras se inscreveram em sete turmas.
José Nelson da Silva e Maria Torres Miranda orientam alunos (Fotos: Acom/TRF3)
“Os índices de violência contra as mulheres são alarmantes. Entendemos que o curso desperta na mulher a necessidade de preparo para situações de agressão doméstica ou no local de trabalho”, disse José Nelson da Silva.
A instrutora Maria Torres Urdan Miranda é oficiala de justiça na Subseção Judiciária de Mauá/SP. “Há anos tínhamos o desejo de passar nosso conhecimento das técnicas de defesa para as mulheres da Justiça Federal. O número de inscritas foi surpreendente, não imaginávamos que houvesse tanto interesse.”
Fernanda Carvalho de Santis Furtado
Para a servidora Fernanda Carvalho de Santis Furtado, da Divisão de Administração Funcional, o aprendizado deve ser utilizado somente em casos extremos. “Meu plano é apenas saber como agir, mas espero nunca ter a necessidade de usar. Gostei muito do curso e seria interessante que houvesse uma continuidade para treinar um pouco mais.”
O treinamento apresenta conceitos e técnicas de defesa pessoal e evasão de situações de ameaça, para que magistradas e servidoras consigam evitar e/ou neutralizar o agressor com o mínimo de esforço e exposição possível. Possibilita o conhecimento das próprias condições físicas, do autocontrole e utilização da força quando necessário.
Mariana Schneider Junqueira
“É uma iniciativa que faz as mulheres se sentirem mais valorizadas e traz motivação, além de contribuir para o desenvolvimento do nosso trabalho”, frisou a servidora Mariana Schneider Junqueira, da 11ª Turma Recursal.
Servidoras da Turma 2
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 498 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br
Últimas Notícias:
Homem monitorado pelo Dops no regime militar deve receber indenização de R$ 100 mil por danos morais
Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região realiza encontro de diretores
Justiça Federal da 3ª Região participa do II Encontro Nacional dos Centros Locais de Inteligência