André Nekatschalow será o vice-presidente e Cotrim Guimarães o corregedor-regional
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) elegeu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, em Sessão Plenária Extraordinária Administrativa, o desembargador federal Johonsom di Salvo para presidente da Corte no biênio 2026-2028.
Os desembargadores federais André Nekatschalow e Cotrim Guimarães foram eleitos para os cargos de vice-presidente e corregedor-regional, respectivamente.

Cotrim Guimarães (corregedor regional 2026-2028), Johonsom di Salvo (presidente 2026-2028), presidente Carlos Muta e André Nekatschalow (vice-presidente 2026-2028)
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, conduziu os trabalhos.
“Quero cumprimentar os novos dirigentes e cada um dos desembargadores que estiveram presentes nessa solenidade, porque, mais do que o resultado em si, a unidade manifestada pelo Tribunal com esses resultados nos faz fortes e capazes de enfrentar os grandes desafios cotidianos da Corte”, declarou.
O desembargador federal Johonsom di Salvo, eleito presidente para o biênio 2024-2026 saudou os presentes na sessão.
“Eu quero, do mais profundo do coração, agradecer às minhas colegas e meus colegas, pela amizade, carinho e confiança que depositaram na minha pessoa. Que Deus lhes dê em retorno o dobro do bem que me dedicaram hoje”, afirmou.
Eleito vice-presidente para o próximo biênio, André Nekatschalow expressou a alegria do momento.
“Esperem receber da minha parte uma retribuição em trabalho, abertura e diálogo. Estou aqui para servir cada um de vocês.”
Cotrim Guimarães, corregedor-regional no biênio 2026-2028, também agradeceu a confiança depositada pelos magistrados.
“Aproveito para cumprimentar a Presidência, pela gestão brilhante que tem feito nesta Corte, e o corregedor Nelton dos Santos, de quem eu vou herdar um trabalho efetivamente perfeito. É um desafio que será uma honra prosseguir.”
Presidente eleito
O desembargador federal Luís Antonio Johonsom di Salvo é natural de Rio Claro/SP. O magistrado é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas).
Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, classificado em 1º lugar no concurso de 1980. Ingressou na Justiça Federal da 3ª Região em 1992, após aprovação em 4º lugar no certame, atuando em varas federais de Ribeirão Preto e Piracicaba.
No Tribunal, foi juiz convocado desde 1999 até a promoção como desembargador federal em 2002. Foi membro da Primeira e Segunda Turmas do TRF3, do Conselho da Justiça Federal da 3ª Região e do Conselho de Administração. Exerceu a docência em duas faculdades e é autor do livro “O Juiz na Condução do Processo Penal”. O magistrado é o atual vice-presidente.
Vice-presidente
O desembargador federal André Custódio Nekatschalow é natural de São Paulo/SP. O magistrado é bacharel em Direito (1985), especialista em Direito Processual Civil (1997) pela Universidade Ibirapuera (Unib), mestre em Direito (1995) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito Processual Civil (2003) pela USP.
André Nekatschalow atuou como professor da Universidade Católica de Santos (Unisantos) de 1992 a 1997 e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 1992-1997.
Foi escrevente no 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo (1981-1986), promotor de justiça em São Paulo (1986-1991), juiz federal na Seção Judiciária de São Paulo (1991-2003). O magistrado tomou posse como desembargador federal em 21 de maio de 2003.
Corregedor Regional
Luís Paulo Cotrim Guimarães nasceu no Rio de Janeiro. É bacharel em Direito (1983) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestre (1999) e doutor (2002) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O magistrado atuou como defensor público em Mato Grosso do Sul de 1983 a 2003. Tomou posse como desembargador federal em 6 de outubro de 2003, ocupando a vaga do quinto constitucional destinada à advocacia.
Cotrim Guimarães compõe o Conselho de Administração e foi juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2023-2025.
É autor dos livros Direito Civil: Lei de Introdução - Parte Geral - Direito das Coisas (2007); Negócio Jurídico sem Outorga do Cônjuge ou Convivente (2003); A Paternidade Presumida no Direito Brasileiro e Comparado (2001).
Órgão Especial
Durante a sessão, o plenário também elegeu o desembargador federal André Nekatschalow para o cargo de membro do Órgão Especial.
.jpg)
Desembargadores federais que participaram presencialmente da Sessão Plenária Extraordinária Administrativa
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 20 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br