Treinamento tem 530 horas-aula e segue até o dia 19 de maio
Os 31 juízes federais substitutos, aprovados no XXI Concurso Público e empossados no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), começaram, no dia 27 de janeiro, o curso de formação inicial, coordenado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag).
O treinamento vai até 19 de maio e tem 530 horas de duração. Está dividido em dois módulos: nacional e regional. O primeiro tem 40 horas, com coordenação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O segundo, com 490 horas, é ministrado pela Emag.
Na abertura, estiveram presentes os desembargadores federais Carlos Muta, presidente do TRF3; Johonsom di Salvo, vice-presidente e presidente eleito para o biênio 2026-2028; Nelton dos Santos, corregedor regional; Marisa Santos, diretora da Emag; e o juiz federal em auxílio à Presidência, Márcio Catapani.
Carlos Muta (ao centro) deu as boas-vindas aos novos juízes (Fotos: Acom/TRF3)
O presidente do TRF3 deu as boas-vindas aos novos magistrados e ressaltou que o exercício da jurisdição exige mais do que domínio técnico.
Carlos Muta enfatizou que a Justiça Federal vive uma realidade de demandas em massa, o que torna indispensável o planejamento e a organização eficiente das atividades.
Treinamento teve início no auditório da Emag
O presidente pontuou que é necessário ao juiz estar próximo da realidade para lidar com os conflitos sociais.
“Não julgamos em abstrato. O magistrado deve manter interlocução constante com todos os atores do sistema de justiça.”
A diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, destacou a responsabilidade dos magistrados que ingressam na Justiça Federal.
A magistrada enfatizou que o juiz deve respeitar o cidadão e agir com consciência da relevância institucional.
Diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos
Ao final, reforçou a importância do respeito entre colegas e do apoio mútuo ao longo da profissão. “Aproveitem a magistratura e valorizem os servidores. Lembrem-se: há muito trabalho pela frente.”
Na sequência, a coordenadora acadêmica da Escola e formadora, desembargadora federal Renata Lotufo, e o juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, coordenador do curso, deram início ao treinamento.
A primeira semana contará com apresentação do curso; da estrutura básica do Tribunal e das Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul; dos Núcleos de Justiça 4.0; da e-Vara; dos acessos aos sistemas; da Corregedoria; do Laboratório de Sistemas Internos (Teams e Moodle); e das associações de classe.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
Esta notícia foi visualizada 20 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br