Ação atendeu 350 pessoas dos 13 quilombos de Eldorado/SP
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) lançou videorreportagem sobre a primeira edição do Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Quilombola, promovido de 17 a 19 de novembro, no Quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira.
A iniciativa pioneira proporcionou acesso à Justiça e à cidadania a 350 pessoas das 13 comunidades quilombolas de Eldorado/SP.
Durante os três dias, foram feitos cerca de mil atendimentos e expedidos mais de R$ 1 milhão em Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
A ação coordenada pelo TRF3 e pela Justiça Federal em São Paulo (JFSP), em parceria com instituições públicas e não governamentais, foi realizada na Semana da Consciência Negra.
Quilombo mais antigo
Fundado no século XVII, o Quilombo Ivaporunduva é o mais antigo da região e o primeiro do Brasil a obter o título definitivo de suas terras. Com aproximadamente 500 moradores, distribuídos em 116 famílias, possui uma escola e um posto de saúde.
Localizado às margens do Rio Ribeira do Iguape, ocupa 3.158 hectares, sendo 80% de Mata Atlântica preservada. Na comunidade, a subsistência provém da agricultura familiar e economia de escambo.
Além de representarem resistência, os quilombos são considerados territórios sagrados, pela conexão com a memória e a ancestralidade.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 21 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br