Objetivo é reduzir a taxa de judicialização de demandas
Foi assinado, na última segunda-feira (29/8), no Gabinete da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), termo de adesão do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) ao acordo de cooperação celebrado entre a União, por intermédio do TRF3, o Gabinete da Conciliação e o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), em 2019.
O objetivo é promover a solução de conflitos antes da instauração ou no curso do processo judicial, de forma a reduzir a taxa de judicialização de demandas. A medida garante aos associados possibilidade de acordo para regularização junto ao conselho, que, por sua vez, é beneficiado pela maior agilidade no recebimento dos pagamentos.
O presidente do Creci-SP, ao lado da presidente do TRF3, exibe o termo assinado (ACOM/TRF3)
Segundo a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, a cooperação permite que o profissional com débitos possa voltar a exercer seu trabalho com tranquilidade e dignidade.
“Outros conselhos também estão participando desta ação, que evita o ajuizamento de execuções fiscais, penhora de bens, medidas que constrangem a pessoa que está devendo e a impedem de trabalhar”, destacou a magistrada.
O coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, celebrou a adesão do conselho ao acordo. “O convênio é importantíssimo, à medida que incorpora novos métodos de soluções de conflitos, particularmente na área de conciliação e, ainda mais detalhadamente, na área pré-processual”, explicou.
O coordenador do Gabinete da Conciliação, o presidente do Creci-SP e a presidente do TRF3 (ACOM/TRF3)
De acordo com o magistrado, há um volume grande de execuções fiscais por parte dos conselhos na Justiça Federal da 3ª Região. “A
nossa visão é que o pré-processual seja uma forma de contornar a distribuição de novos processos, solucionando os conflitos antes que sejam formalizados. É um passo fundamental para que se possa ampliar a regularização e chegar a uma solução definitiva dos conflitos que surgem nas atribuições dos conselhos regionais”, acrescentou.
O presidente do Creci/SP, José Augusto Viana Neto, disse que “todos saem ganhando com essa iniciativa por parte do Tribunal”. Segundo ele, o impacto será extremamente positivo para os associados, conselho e a Justiça Federal.
“Os profissionais poderão se regularizar, trabalhar com maior desenvoltura e levar dinheiro para casa, e o Conselho terá mais recursos para cumprir com sua missão. A Justiça Federal, por sua vez, evita a propositura de novas ações”, declarou.
(ACOM/TRF3)
Também participaram do encontro o juiz federal Ricardo Damasceno, que atua em auxílio à Presidência do TRF3; a coordenadora da Central de Conciliação de São Paulo, juíza federal Ana Lúcia Iucker; e o assessor do Gabinete da Conciliação, Sérgio Luiz de Matteo. Acompanharam o presidente do Creci-SP o chefe de Gabinete, Milton Moreira; o chefe do Departamento de Dívida Ativa, Márcio André Rossi; e o assessor da presidência, Sylvio Lino.
Acesse a íntegra do Termo de Adesão
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 1077 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br
Últimas Notícias:
Homem monitorado pelo Dops no regime militar deve receber indenização de R$ 100 mil por danos morais
Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região realiza encontro de diretores
Justiça Federal da 3ª Região participa do II Encontro Nacional dos Centros Locais de Inteligência