Edição marcou o retorno da iniciativa, suspensa devido à pandemia da Covid-19
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal em São Paulo, recebeu, no dia 18/10, estudantes de Direito da Faculdade Autônoma de São Paulo (Fadisp) no projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
A iniciativa é da Ouvidoria-Geral, dirigida pelo desembargador federal Fausto De Sanctis, e consiste em visita monitorada com o objetivo de mostrar a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que compreende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A programação começou no Fórum Criminal de São Paulo, onde os estudantes assistiram a uma audiência de instrução, com interrogatório e oitiva de testemunhas, presidida pela juíza federal Raecler Baldresca, da 3ª Vara Criminal.
A magistrada recepcionou os visitantes e explicou detalhadamente a dinâmica de uma audiência criminal. “O projeto é interessante para que os estudantes de Direito conheçam a realidade do Poder Judiciário e da Justiça Federal, bastante rica de casos, e para que os futuros profissionais possam ter uma noção dos atos judiciais”, destacou.
No TRF3, os graduandos acompanharam, inicialmente, uma sessão de julgamento da 10ª Turma, que trata de matéria previdenciária.
Para o estudante Cleberson da Silva Souza, o “Portas Abertas” proporciona uma noção de como será o dia a dia na profissão. “ A visita proporciona conhecer o trabalho dos colaboradores, o que cada um faz, além de abordar sobre a carreira que a gente pode seguir”, acrescentou.
O professor Victor Henrique Grampa ressaltou a relevância projeto. “As audiências simuladas que realizamos na faculdade tentam aproximar a teoria da prática, mas esse contato, ver o funcionamento, a estrutura e a dinâmica do Poder Judiciário, dialogar com os profissionais diretamente, ensina muito aos estudantes”, disse.
Em seguida, os estudantes foram ao Plenário e assistiram a vídeos institucionais sobre as atividades da Justiça Federal e das sessões de julgamento de Turmas e Seções do Tribunal.
O servidor Denis Renato dos Santos Cruz ministrou palestra sobre o histórico, matérias e casos julgados pela Justiça Federal; a criação e a composição do TRF3; e as carreiras de magistrados e servidores.
“É ótimo participar e falar um pouco como é o Tribunal. A Justiça Federal parece algo distante e tentamos quebrar esse paradigma, demonstrando que é exatamente ao contrário”, acrescentou.
A visita foi encerrada no Centro de Memória do TRF3, espaço destinado à preservação da história do Tribunal.
Segundo a estudante Luciane Nunes da Paz, a visita proporcionou um contato efetivo com o trabalho da Justiça. “ Estudamos o teórico na faculdade, mas nada como vivenciar toda a condução do processo. Foi uma experiência muito válida”, finalizou.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.
A edição marcou o retorno da iniciativa, que estava suspensa em virtude da pandemia da Covid-19.
Toda pessoa interessada pode participar do projeto. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.
Primeira visita após a pandemia da Covid 19
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3 Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 850 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br