TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

20 / março / 2023
Justiça Federal da 3ª Região participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário em Brasília 

Evento reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus) 

Cerca de 200 pessoas, entre magistrados, bibliotecários e servidores dos tribunais, reuniram-se nos dias 16 e 17/3 no 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (1º Enabijud). A desembargadora federal Inês Virgínia, da Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), e a juíza federal Luciana Ortiz, da Quinta Turma Recursal de São Paulo, participaram do evento.

Estiveram presentes, ainda, servidores da Biblioteca da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que assessoram a Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), coordenada pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Alexandre Böttcher. Ele também é membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Desembargadora federal Inês Virgínia é debatedora em mesa redonda, com atuação on-line (Foto: Nubi/JFSP)

Realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em conjunto com os Tribunais Superiores, o encontro reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), criada a partir da experiência da rede Memojus Brasil, que congrega profissionais das áreas de arquivos, museus e bibliotecas do Poder Judiciário e de outros órgãos públicos.

A Rede Bibliomemojus tem por objetivos principais: a) fomentar a interlocução e a colaboração entre profissionais de bibliotecas judiciárias de todo o país; b) incentivar a cooperação integrada entre as mesmas bibliotecas; c) ampliar o acesso à informação jurídica; d) fomentar a cultura da inovação e o aprimoramento da qualidade do atendimento e do tratamento dos acervos; e) preservar, valorizar e difundir a memória do Poder Judiciário.

A desembargadora federal Inês Virgínia foi debatedora, com participação on-line, em mesa redonda sobre “Coleções especiais e a preservação de memória em biblioteca”, em que foi expositora a doutora em Ciência da Informação Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh, no dia 17/3.

Já a juíza federal Luciana Ortiz proferiu palestra sobre “A colaboração entre Laboratório de Inovação e Biblioteca” no mesmo dia. 

Juíza federal Luciana Ortiz (Foto: Nubi/JFSP)

Pela JF3R também estiveram presentes a supervisora da Seção de Biblioteca do TRF3 Luciana Napoleone, que coordena o Grupo de Trabalho 2 Memória e Patrimônio Bibliográfico; o coordenador da Biblioteca JF3R e diretor do Núcleo de Biblioteca da Seção Judiciária de São Paulo (Nubi), Luiz Guilherme Martins, responsável pelo Grupo de Trabalho de Inovação da Rede Bibliomemojus e as bibliotecárias Rosemeire Costa, Sinara Maria Reis Chaves e Sofia Saheki Skulski.

Participação da 3ª Região

A Biblioteca JF3R teve importante participação no evento, organizando palestras, convidando participantes das áreas de memória e inovação e definindo temas abordados durante o encontro organizado principalmente pela bibliotecária Marília de Mello, responsável pelo Grupo de Trabalho de Capacitação da Bibliomemojus, do TRF1.

Foi evidenciado, durante as palestras, que a Biblioteca JF3R e seus servidores participam ativamente das atividades do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab) e da Equipe de Gestão de Dados, com cinco laboratoristas. Semanalmente, o grupo faz a prospecção sobre inovação, distribuída para diversas instituições públicas e privadas, além de já ter atuado em oficinas com outros tribunais como nos Laboratórios de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods).

A programação do encontro contemplou quatro eixos: Gestão, Biblioteca Digital, Memória e Agenda 2030 e Inovação.

A Biblioteca JF3R ainda desenvolveu painéis em Business Intelligence (B.I.) com os dados coletados do Diagnóstico da Bibliomemojus.

Foram dois dias de palestras com autoridades nacionais e internacionais, visitas técnicas às bibliotecas da Câmara Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STF) e foi definido que o evento ocorrerá, a partir de 2024, bianualmente nos anos pares.

O evento foi organizado TRF1 em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e realizado no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília. 

Participantes do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (Foto: TRF1)

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF1 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin 

JFSP: InstagramFacebook e Twitter      

JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 152 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br