TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

22 / março / 2023
Estudantes da FGV participam de visita monitorada no TRF3 e na Justiça Federal em São Paulo

Iniciativa tem o objetivo de mostrar a estrutura e funcionamento do Judiciário na 3ª Região 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal em São Paulo (JFSP), recebeu 34 estudantes do curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no dia 21/3, na primeira edição em 2023 do projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.    

A iniciativa é da Ouvidoria-Geral, dirigida pelo desembargador federal Fausto De Sanctis, e consiste em visita monitorada com o objetivo de mostrar a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que compreende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.    

Para a professora da FGV Raquel Lima Scalcon, o contato com a rotina de um órgão do Judiciário dá a dimensão de como a Justiça impacta na vida de servidores, magistrados e, principalmente, dos jurisdicionados. “A importância é oferecer uma visão concreta da profissão que escolheram”, pontuou. 

A programação começou no Fórum Criminal de São Paulo/SP. Os estudantes foram recepcionados pelo servidor Fernando Cardia. Ele conversou com os alunos sobre competência e tipos de crimes julgados pela Justiça Federal. Apresentou, ainda, a estrutura das varas criminais e da tramitação processual.  


Estudantes participaram da primeira visita monitorada de 2023 (Foto: ACOM/TRF3)

Em seguida, os alunos acompanharam uma audiência de instrução presidida pela juíza federal Raecler Baldresca, da 3ª Vara Federal Criminal. A magistrada explicou os procedimentos e tirou dúvidas sobre o tema. 

Ela frisou que a visita é um intercâmbio. “O projeto traz a academia para a realidade. É importante aos estudantes conhecerem as instalações, ver o funcionamento, as diferenças existentes entre a Justiça Estadual e Federal.”

Após a audiência, eles conheceram a 3ª Vara Federal Criminal.  

 
Alunos acompanharam audiência presidida pela juíza federal Raecler Baldresca (primeira fileira, vestido claro) no Fórum Criminal
(Foto:ACOM/TRF)

Tribunal 

No TRF3, os graduandos assistiram a uma palestra com a juíza federal Renata Lotufo, recém-indicada ao cargo de desembargadora federal na corte. A magistrada contou sobre a sua trajetória, desde quando ingressou na carreira e do trabalho da magistratura federal. Em seguida respondeu a perguntas dos estudantes.  

“A visita proporciona um conhecimento mais amplo das possibilidades que o curso de Direito oferece”, destacou. 

Luiza Nicchio de Carvalho e Silva participou do “TRF3 de Portas Abertas” com a ideia de vivenciar o que estuda na teoria. “É constatar como é o dia a dia. Achei ótimo e produtivo”, disse. 

O estudante Guilherme Pestana Brom afirmou que compareceu pela primeira vez a um órgão federal e aprovou a experiência. “Foi muito interessante conhecer o ambiente da Justiça." 

Para a professora Flávia Cambraia, a visita superou as expectativas. “É fundamental esse viés prático com o que eles veem sob a perspectiva abstrata”, finalizou.


Juíza federal Renata Lotufo (em pé, ao centro, de azul) falou sobre sua carreira na magistratura (Fotos: ACOM/TRF3)

Conhecendo a Justiça  

O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.  

Toda pessoa interessada pode participar do projeto. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.  

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 
 
TRF3 InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter 
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 414 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br