Contêiner com 260 quilos de cocaína, entre sacos de café, seria levado para a França
A 5ª Vara Federal Criminal de Santos/SP condenou um homem a seis anos, nove meses e 20 dias de reclusão por tráfico internacional de entorpecentes, em razão de transporte e depósito de 260 quilos de cocaína em contêiner no Porto de Santos. O material seria carregado em navio com destino à cidade portuária Le Havre, na França. A sentença, de 23 de junho, é do juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho.
“O conjunto probatório é apto ao alcance da conclusão no sentido de o réu ter, efetivamente, concorrido para a contaminação, guarda, transporte e depósito da elevada quantidade de cocaína no contêiner que seria embarcado no navio MSC Sofia Celeste, com destino a França”, afirmou o magistrado.
O homem conduziu um caminhão que entrou duas vezes no terminal portuário e, nos dois momentos, desviou da rota e se dirigiu a um local para onde não estava autorizado a ir. Ele deveria seguir para o setor de escaneamento de cargas e depois para a área de contêineres vazios, mas foi para a área de mercadorias destinadas à exportação e parou ao lado do recipiente onde foi encontrada a droga.
A movimentação anormal do veículo, entre os dias 5 e 6 de novembro de 2020, chamou a atenção dos funcionários da segurança do porto, que acionaram a Polícia Federal. O contêiner, que estava com o lacre falso, seria içado para o navio três horas depois da segunda entrada do caminhão.
O motorista do veículo disse que perdeu documentos pessoais em 2018 e que outra pessoa utilizou os seus dados para entrar no terminal na data do crime. O juiz federal descartou o argumento, levando em conta imagens registradas por câmeras de segurança, entre outros fatores.
Procedimento Especial da Lei Antitóxicos 5006236-78.2020.4.03.6104
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 467 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br