TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

10 / janeiro / 2002
TRF INSTALA, NO DIA 14, OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS
Na próxima segunda-feira (14/1), às 15 horas, o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) - TRF3 - instala os primeiros Juizados Especiais Federais em São Paulo, criados pela Lei 10.259/01.
Os Juizados Especiais cuidarão especificamente das causas previdenciárias e assistência social, que discutam valores de até 60 salários mínimos (R$ 10,8 mil).
Os processos que, em geral, demoravam 6 anos para serem decididos serão agora resolvidos em, no máximo, 6 meses: a primeira audiência deve ocorrer 30 dias após o início do processo; não haverá prazo diferenciado para qualquer ato processual ou mesmo para interposição de recursos pelas pessoas jurídicas de direito público. A sentença deverá ocorrer em, no máximo, dois meses; em se tratando de pagamentos, após a sentença e esgotado o prazo para recursos, o autor, se vencedor, receberá a quantia em 60 dias, não havendo mais a necessidade da expedição de ofícios precatórios.
Os recursos eventualmente interpostos serão julgados nos próprios Juizados pela Turmas Recursais, diminuindo-se, assim, o volume de processos no Tribunal Regional Federal da 3.ª Região.
Para os processos criminais, os Juizados Especiais julgarão os casos de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes em que a lei determina pena máxima de 2 anos ou multa. Esses juizados serão adjuntos, ou seja, funcionarão em todas as varas federais com competência criminal no Estado de São Paulo.
Para o presidente do TRF da 3.ª Região, Márcio Moraes, "a instalação dos Juizados Especiais Federais significa um marco histórico na existência da Justiça Federal no Brasil". Para ele, "o maior beneficiado será o cidadão que poderá contar com uma justiça mais rápida e efeciente".
Sob a coordenação da desembargadora Anna Maria Pimentel, vice-presidente do TRF da 3.ª Região, os Juizados Especiais Federais em São Paulo funcionarão, inicialmente, das 13 às 21h, em três módulos compostos por 2 juízes e 4 conciliadores. O endereço é Rua São Joaquim, 69, esquina com a Av. Liberdade, ao lado da estação São Joaquim do Metrô, local de fácil acesso à população.
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 968 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br