TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

23 / outubro / 2002
JUSTIÇA FEDERAL INDEFERE PEDIDO DA BCP PARA SUSPENDER OPERAÇÃO DA TIM
O juiz federal Aroldo José Washington, da 4ª Vara Cível de São Paulo, INDEFERIU hoje (23/10) pedido de liminar formulado pela BCP S/A para impedir a Portale São Paulo S/A (TIM) de operar o Serviço Móvel Pessoal.
Na ação, a BCP S/A pedia a suspensão dos Atos 23.190 e 29.248 da ANATEL, que possibilitaram a saída da Telecom Itália do controle da Solpart Participações S/A (controladora indireta da Brasil Telecom S/A) antes de transcorrido cinco anos da desestatização (29/7/2003), permitindo desse modo o início da operação de telefonia móvel (SMP) pela Portale São Paulo S/A (TIM Celular).
Em sua decisão, Aroldo Washington entende que os cinco anos exigidos para a mudança de controle acionário devem ser interpretados na medida de sua finalidade “teleológica”. Segundo ele, “não podemos nos amarrar na letra fria da lei, mas sim, dentro de todo um conjunto normativo, de princípios. No choque dos princípios, o da razoabilidade e da proporcionalidade devem prevalecer na defesa do interesse do usuário final deste serviço, o consumidor”.
Para o juiz, “não é razoável, e nem proporcional, impedir o funcionamento de uma empresa faltando apenas nove meses para o término dado pela lei..., sendo que esta já está em atividade. O consumidor sim, nesta hipótese, é que seria atingido, justamente aquele a quem a norma quer proteger”.


proc.61.00.022333-3.doc
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 841 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br