A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, inaugura nesta sexta-feira, 14/05, às 18 horas, sede própria do Juizado Especial Federal, Seção Judiciária de São Paulo. O edifício fica na Avenida Paulista, nº 1345, em frente ao metrô Trianon-Masp, com acesso também pela Alameda Santos, o que possibilita maior conforto a todos os usuários, com particular atenção aos portadores de necessidades especiais. A aquisição do prédio foi concluída em dezembro do ano passado e custou 31 milhões e 500 mil reais. Com 13 andares, as novas instalações vão abrigar o Juizado Especial Federal Previdenciário, que sai da Rua São Joaquim, 69; o Juizado Especial Federal Cível, a ser implantado no 2º semestre de 2004 e ainda, a Escola de Magistrados.
O Juizado Especial Federal Previdenciário é considerado, hoje, um modelo na prestação jurisdicional. De 14 de janeiro de 2002, data de sua criação, até 30 de abril de 2004, foram ajuizadas mais de 960 mil ações, com 129 mil e 720 sentenças proferidas. Para se ter uma idéia, na primeira semana de maio foi realizado o maior julgamento da história do país, com 40.012 decisões. Na segunda-feira, 10/05, foram julgados mais 10.091 ações, com pedidos de revisão de benefícios para aplicação do Índice de Reajuste do Salário Mínimo, IRSM, e do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna, IGP-DI.
A grande demanda do Juizado pode ser atribuída ao sucesso do modelo junto à população. No JEF não há papel. O sofisticado sistema eletrônico desenvolvido por servidores e magistrados permitiu a digitalização de todos os procedimentos processuais. A documentação dos usuários, por exemplo, é escaneada e devolvida imediatamente. A assinatura das partes e dos magistrados é digital. A virtualização dos autos garante ganhos significativos em termos de celeridade e economia.
Os Presidentes do STF, Nelson Jobim, do STJ, Edson Vidigal e a Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, confirmaram presença na solenidade de inauguração da sede própria do Juizado Especial Federal de São Paulo.
Esta notícia foi visualizada 1575 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br