Esteve em visita ao Juizado Especial Federal de São Paulo, nesta sexta-feira, 18/6, às 11 horas, o Deputado Federal Luiz Antônio Fleury, do PTB de São Paulo, membro da Comissão de Reforma do Judiciário.
O deputado foi recepcionado pelo juiz presidente do órgão, José Carlos Motta e pelo juiz federal titular da 25ª Vara Cível, Djalma Moreira Gomes.
O deputado cumprimentou e conversou com segurados agrupados no salão do andar térreo, onde funciona o atendimento processual. A seguir, foi apresentado ao setor de atendimento geral no subsolo, onde ocorre a digitalização de documentos de segurados que ingressam com ação sem advogado. Mostrou-se impressionado com a rapidez dos procedimentos.
Na seqüência, viu como funciona uma audiência - com provas documentais e laudos já digitalizados, com depoimento de testemunhas, que é gravado - na qual o juiz decide a causa de imediato e lança sua assinatura também digitalizada na sentença.
Na opinião do deputado, o Juizado Especial Federal de São Paulo, que só em 2004 já julgou mais de 100 mil processos, está mostrando que é possível reformar o Judiciário sem necessidade de reformular as leis ou a Constituição, basta adaptar a Justiça ao instrumental que existe hoje em termos de tecnologia. "É a justiça do futuro aplicável no presente", resumiu.
Esta notícia foi visualizada 1505 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br