A desembargadora federal presidente do TRF3, Anna Maria Pimentel, e o diretor do foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Maurício Kato, inauguram, na próxima segunda-feira (30/08), às 10 horas, as 9ª e 10ª Varas Federais Criminais da 1ª Subseção Judiciária de São Paulo. Durante a solenidade, Anna Maria Pimentel anuncia também a especialização de duas varas federais no combate ao crime de lavagem de dinheiro, tipificado pela Lei nº 9.613/98.
O titular da 9ª Vara Criminal é o juiz federal Hélio Egydio de Matos Nogueira, que atua na 6ª Vara Criminal. O juiz federal substituto Jairo da Silva Pinto, que está hoje na 3ª Vara Federal de Santo André, vai responder pela 10ª Vara Criminal.
Serão especializadas em lavagem de dinheiro a 2ª Vara Criminal, que tem por titular a juíza federal Silvia Maria Rocha, e a 6ª Vara Criminal, onde o titular é o juiz federal Fausto Martin de Sanctis.
Estima-se em 1.650 o número de inquéritos e processos de lavagem de dinheiro no Estado de São Paulo. Esses processos serão redistribuídos para as varas especializadas, desde que a instrução não esteja concluída nas varas onde tramitam. O critério de redistribuição também vale para as demais varas criminais. Cada uma das 8 varas criminais, tem hoje, 2.400 processos e inquéritos em média.
Esta notícia foi visualizada 2738 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br