A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região promoveu, ontem, 31/08, no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, TRF3, palestra sobre o tema "Desobediência Civil como Direito Fundamental na Ordem Constitucional Brasileira".
O desembargador federal André Nabarrete apresentou a palestrante, professora Maria Fernanda Salcedo Repolês, mestre em Filosofia Política pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, doutoranda em Direito Constitucional na Faculdade de Direito da UFMG e professora titular de Filosofia do Direito dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
A professora Maria Fernanda Salcedo Repolês apresentou palestra baseada em sua pesquisa de três anos sobre o tema e no livro "Habermas e a desobediência civil", de sua autoria. A palestrante explicou o que entendia por desobediência civil, baseada no artigo 5º, parágrafo 2º, da Constituição Federal, seus conceitos, os objetivos, seus limites, e a relação entre Direito e Política na Constituição.
Para ela, a desobediência civil é um ato ilegal, mas não antijurídico, não violento, de caráter público, movido por princípios e uma via excepcional, como forma de liberdade de expressão e protesto contra leis injustas. Terminou a exposição defendendo a desobediência civil como uma das formas de exercício da democracia direta no Brasil, desde que esgotadas todas as outras possibilidades.
Esta notícia foi visualizada 1131 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br