A preocupação com a saúde física e mental de servidores e magistrados é tema de debate no IV Encontro Nacional de Profissionais de Saúde e Benefícios da Justiça Federal, em São Paulo, nos dias 21 e 22/10.
O evento tem como objetivo, reunir dirigentes e representantes das áreas de Saúde e Benefícios do Conselho da Justiça Federal, dos Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias para discutirem os mais diversos temas relacionados à saúde e à qualidade de vida de magistrados e servidores.
A abertura do simpósio contou com a presença do Diretor-Geral do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Gilberto de Almeida Nunes, representando a Presidente, desembargadora federal Anna Maria Pimentel.
Em seu discurso, Gilberto de Almeida, deu as boas-vindas aos participantes, afirmando que, "os temas a serem discutidos trarão para todos, servidores e magistrados, propostas e diretrizes quanto a busca de um ambiente de trabalho saudável, que leve em conta a harmonia e necessariamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional".
Para ele, "o fator humano, representado pela saúde, pela qualidade de vida e pela gestão de benefícios sociais é de importância fundamental no âmbito de toda organização".
O representante do Conselho da Justiça Federal, Luiz Ronaldo Figueira, Secretário do Serviço Integrado de Saúde, enfatizou a importância que eventos desta natureza proporcionam, "pois esses são os primeiros passos e os pilares para que as atividades voltadas para a saúde em geral possam funcionar de maneira integrada e levando a um objetivo maior de uniformização de rotinas e procedimentos".
Fizeram parte da mesa de abertura, o Diretor da Subsecretaria de Assistência Médico-Social do TRF3, Alberto Ogata, e a professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Ana Izabel Paraguay, falando sobre o tema "Fatores psicossociais relacionados ao trabalho no serviço público".
Os participantes se dividirão em Oficinas de Trabalho que discutirão sobre saúde psicossocial, odontologia, saúde ocupacional e ergonomia, saúde ambulatorial e medicina preventiva, qualidade de vida no trabalho e benefícios.
Amanhã, 22/10, estão previstas mais duas palestras: "Como abordar o sedentarismo no ambiente de trabalho", proferida pelo professor Douglas Andrade, vice-presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFICS), e "Passo-a-passo na implantação de um programa de tabagismo", com o coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Antônio Moraes.
Esta notícia foi visualizada 818 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br