
O coordenador dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargador federal Santos Neves, inaugurou nesta sexta-feira, 15/04, a Unidade Descentralizada Universitária - UNISAL do Juizado Especial Federal de Campinas.
A implantação dessa Unidade Descentralizada (UD) é uma parceria da Justiça Federal da 3ª Região com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal, visando abrir mais postos de atendimento à população carente que necessita de atendimento judiciário.
Representando a Faculdade de Direito da Unisal, a professora Ana Maria Negrão declarou que todos, alunos e professores, estão envolvidos de forma irrestrita na implantação desta Unidade Descentralizada. "Não pouparemos esforços, enquanto Instituição, para cumprirmos a nossa parte", enfatiza a professora.
Para o Chanceler Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, "a Faculdade de Direito pretende ser uma prestadora de serviço de qualidade para essa esfera tão importante da cidadania. E esse serviço específico é um verdadeiro ministério a serviço do ser humano".
Esse tipo de parceria é uma grande solução para fazer uma Justiça célere e próxima do jurisdicionado segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. "É a junção do Juizado Especial Federal com a Academia. É a junção da Faculdade, do aluno, com aquele que precisa de atendimento", reforça o deputado.
Ao lembrar dos dois anos de inauguração, o presidente do Juizado Especial Federal de Campinas, juiz federal Valter Antoniassi Maccarone, acredita que o JEF tem cumprido o seu papel. "Estamos com quase 35 mil ações ajuizadas. Volume esse que cresce vertiginosamente mês a mês. E no Juizado, já julgado e resolvido definitivamente, ao redor de 60% de todos os feitos. Foram pagos aos autores das ações, no Juizado, cerca de 50 milhões de reais em Requisições de Pequeno Valor. Valores esses que entraram na economia de Campinas e região. Cerca de 25 cidades com mais de dois milhões de habitantes", declara Valter Maccarone.
"Esta solenidade sublinha e enfatiza a dedicação e o empenho do Juizado de Campinas entre os primeiros Juizados do país, todos da 3ª Região, na estruturação de Unidades Descentralizadas Universitárias", afirma o desembargador federal Santos Neves em seu discurso.
Ao final do evento, o Padre Trindade, diretor da Unisal, realizou uma breve cerimônia religiosa e abençoou as novas instalações da Unidade Descentralizada de Campinas.

Esta notícia foi visualizada 1398 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br