A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Djalma Moreira Gomes, inauguraram nesta quinta-feira, 28/04, a 6ª Vara Federal da 19ª Subseção Judiciária, em Guarulhos.
Com a ampliação, os moradores de Guarulhos terão um atendimento mais rápido, segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Gilberto Nogueira Penido, que parabenizou a desembargadora federal Anna Maria Pimentel "por mais esta força do Judiciário".
"É muito importante que o Judiciário se fortaleça", afirmou o presidente da OAB em Guarulhos, Airton Trevisan, ao saudar a presidente do TRF3, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, pela excelente gestão e "sensibilidade em perceber que uma cidade que tem 1 milhão e 200 mil habitantes e é a maior cidade do Brasil não capital...merece uma Justiça rápida".
Para o procurador da República, Ricardo Baldani Oquendo, "as novas instalações da Justiça Federal, combinada com a criação das 4ª, 5ª e 6ª Varas da Justiça Federal demonstram que o Judiciário percebeu a carência de estrutura do Estado neste município". Afirmou ainda que "a criação da 6ª Vara em Guarulhos foi uma decisão acertada, indo de encontro ao ideal de Justiça e eficiência que todos buscam no Judiciário".
Em seu pronunciamento, o juiz federal Djalma Moreira Gomes, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, referiu-se à solenidade de inauguração da 6ª Vara e da instalação de equipamentos de videoconferência. Segundo ele, o Poder Judiciário está fazendo a sua parte, "ao passo que aumenta sua capacidade instalada para melhor atender com presteza a demanda que lhe é submetida, inaugurando uma nova vara federal nessa cidade, também se moderniza com instalação do serviço de videoconferência que permite o interrogatório de réus prescindindo-se do deslocamento do estabelecimento em que recolhido".
A instalação e utilização desse tipo de equipamento trará maior segurança e redução de despesas, já que evitará a locomoção externa, inibindo ações de resgate de presos perigosos. A videoconferência está prevista para começar na próxima semana e entrará em fase de teste por 60 dias, com um ponto no Presídio Adriano Marrey, em Guarulhos, e outro na 2ª Vara Federal, informou a coordenadora da Subseção de Guarulhos, juíza federal Maria Isabel do Prado.
O diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juiz federal Djalma Moreira Gomes, concluiu seu discurso homenageando a presidente do Tribunal "pelo desassombro de suas atitudes em prol do interesse público, ao longo de seus dois anos de gestão a frente dessa alta corte de Justiça e respeitável pelas suas decisões e parabenizo a cidade de Guarulhos por passar a contar a partir de hoje com melhores condições de dar respostas mais efetivas a seus cidadãos, principalmente no que tange o combate do narcotráfico internacional e ao contrabando".
A juíza federal substituta Kátia Hermínia Martins Lazarano foi designada para atuar na 6ª Vara Federal, que funcionará no prédio da 19ª Subseção de Guarulhos, Rua 7 de Setembro, 138, Centro.

Esta notícia foi visualizada 4379 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br