TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

29 / abril / 2005
TRF3 INAUGURA SISTEMA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, inaugurou hoje, sexta-feira, o SISTEMA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA do TRF3, composto pela televisão, chamada de TV3, pela rádio, chamada Rádio 3 e pelo sistema de videoconferência. O Sistema foi implantado pela Secretaria de Recursos Humanos do TRF3 em conjunto com a Assessoria de Comunicação do TRF3.

O sistema de formação à distância vem somar-se a iniciativas semelhantes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho de Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e outras instituições preocupadas com a necessidade de se intensificar o treinamento de servidores públicos e a imperiosidade da formação dos cidadãos, com o fim exclusivo de atender à demanda da sociedade por formação, informação e transparência do Poder Judiciário.

O sistema de formação à distância do Tribunal Regional Federal da 3ª Região mantém um centro de produção de programas de rádio e televisão para a criação de ações efetivas de comunicação em áudio e vídeo, que serão veiculadas pela internet, pela tv justiça e por emissoras de rádio e televisão que disponham de programas de cessão de espaço através do veiculação social.

O centro de produção de programas do Tribunal Regional Federal da 3ª Região está capacitado para transmitir ao vivo, pela internet, as palestras realizadas no auditório, bem como, as sessões plenárias e sessões do Órgão Especial deste edifício sede. As sessões de julgamento das turmas também poderão ser transmitidas, após gravadas, seja pela Rádio 3 ou pela TV 3.

Os magistrados também poderão levar ao público, interno e externo, seus feitos e preocupações, já que o sistema é próprio ao debate de idéias.

No âmbito da videoconferência, o sistema prevê a integração de toda a Justiça Federal da 3ª Região. As 37 Subseções Judiciárias do Estado de São Paulo e as 7 Subseções Judiciárias do Estado do Mato Grosso do Sul foram licenciadas para receber o sistema de videoconferência, de forma que os juízes e servidores poderão participar de nossos eventos em tempo real, sem necessidade de deslocamento e os custos que provoca.

É possível uma idéia do sistema através do acesso na página de notícias do TRF3, onde são veiculadas  vídeoreportagens, em iniciativa inédita em todo o país. Através das vídeoreportagens os servidores públicos e a comunidade puderam constatar os esforços do Tribunal Regional Federal da 3ª Região na ampliação e interiorização da Justiça Federal, enfim, na preocupação de fornecer o necessário acesso à Justiça nos locais mais distantes das capitais.  Também é um instrumento de resguardo da história do país, como o documentário, que pode ser visualizado abaixo, com depoimentos de todos os presidente dos TRF3.

 

Na inauguração foi transmitido, ao vivo, pela internet, a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Gomes de Barros, também foram apresentados o documentário com todos os presidentes do TRF3, um documentário sobre os Juizados Especiais Federais da 3ª Região e o programa Chico e Pipoca, realizado pelo Conselho Consultivo de Programas do CJF, do qual a assessoria de comunicação do TRF3 participa ativamente, além de entrevistas ao vivo no auditório do TRF3. Participaram da estréia os servidores públicos Selma Alcântara, que fez a apresentação no estúdio, Ester Laruccia, que apresentou no estúdio o livro histórico do TRF3, realizado pela Assessoria de Comunicação do TRF3, Andréa Moraes, responsável, por parte da Assessoria de Comunicação do TRF3, pela assessoria de imprensa do Juizado Especial Federal, Eduardo Costa, servidor público da ACOM que supervisiona todo o Sistema de Formação à Distância, Ana Cristina Eiras, responsável pelas reportagens em vídeo que estão nas páginas da Internet, Daniela Benedete, responsável pela produção do evento, Regina Fonseca, repórter da 3ª Região contratada pelo CJF e Rafael Mejias, cinegrafista da 3ª Região contratado pelo CJF e o servidor público Fábio Cardoso. A inauguração também contou com a colaboração dos cinegrafistas Ronaldo Dias, Jorge Oliveira, Erli César, dos assistentes, Oswaldo dos Santos, Sandro Moraes, Cláudio José da Silva, do editor de imagens, Renato Primo Comi,  a fotógrafa Kelly Rosche e a editora de texto Monica José. Todos profissionais de rádio e televisão.

A palestra do excelentíssimo ministro Humberto Gomes de Barros, transmitido ao vivo pela Internet,  é um divisor de águas, o momento que o Poder Judiciário da 3ª Região abre as portas, através da rádio e da televisão, para incrementar a integração com o próprio Poder Judiciário, os operadores do direito e com a sociedade.

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1992 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br


Vídeo Veja o vídeo

Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br