Os 26 novos juízes federais substitutos, aprovados no 12º concurso, tomaram posse solene no cargo, na quinta feira, 23 de fevereiro, em sessão presidida pelo desembargador federal Baptista Pereira, vice-presidente do TRF da 3ª Região.
Compuseram a mesa as seguintes autoridades: os professores doutores Aires Fernandino Barreto e Antônio Carlos Rodrigues do Amaral, membros da banca examinadora do 12º Concurso; José Leônidas Bellém de Lima, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 3a Região, e a advogada Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo.
O vice-presidente do TRF da 3ª Região, desembargador federal Baptista Pereira, congratulou os novos integrantes da Justiça, lembrando que o juiz é um dos destinatários do poder gerado pelo povo e que com este poder deve servir somente aos destinos da nação, propiciando a distribuição da almejada justiça. A representante da OAB-SP, Tallulah Carvalho, destacou que o ingresso de novos juízes se insere na estratégia de modernização e aperfeiçoamento da estrutura do Poder Judiciário, buscando o atendimento das crescentes demandas sociais. Lembrou ainda os avanços modelares nos procedimentos do TRF da 3ª Região dentro do panorama judicial brasileiro. O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 3a Região, José Leônidas Bellém de Lima, saudou os novos magistrados dizendo que a Justiça se fortalece cada vez mais ao rejuvenescer.
Em seguida, a primeira colocada no concurso, a juíza federal substituta Tais Bargas Ferracini, falou em nome dos seus colegas de magistratura: "nós somos aqueles que manejam, ao mesmo tempo, a espada e a balança. Nossa boa atuação dependerá da força com a qual empunhamos a espada e a habilidade com que equilibramos a balança, lembrando sempre que os pratos dessa balança, em nossa sociedade, devem ser cuidadosamente equiparados por nós". A presidente da comissão do 12º concurso, desembargadora federal Salette Nascimento, foi a última a discursar, e ressaltou: "o juiz, os senhores verão ao longo de suas carreiras, é posto à prova todos os dias. Mas a sociedade, tenho certeza, confia na magistratura federal e em toda a magistratura brasileira".

Esta notícia foi visualizada 3897 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br