TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

31 / agosto / 2007
APROVADO PELO CJF PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL

Com o intuito de minimizar esforços, racionalizar a aplicação de recursos e implantar uma gestão de pessoas baseada na gestão de conhecimento, e com vistas a antecipar-se ao que preconiza o Plano de Cargos e Salários do Poder Judiciário da União – de 15/12/06 -, foi aprovado pelo colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF), nesta sexta-feira (31) o Programa  Permanente de Capacitação dos Servidores – PNC -  para o  biênio 2008-2009. O Programa é direcionado aos servidores  do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

 

O PNC se destina a cerca de 22 mil servidores, dos quais, aproximadamente, 9.687 são gestores. A missão do Programa é implementar uma política de aperfeiçoamento profissional para esses servidores como forma de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços judiciários.

 

Entre os objetivos traçados está a formação de uma rede nacional dinâmica e contínua de aprendizagem; o fortalecimento das áreas de treinamento e desenvolvimento; formação e desenvolvimento de profissionais da Justiça Federal para atuarem em funções gerenciais e desenvolvimento de conteúdos. O PNC dá ênfase ao ensino a distância.

 

As metas pra o biênio 2008-2009 são capacitar 90% dos profissionais de treinamento e desenvolvimento; 80% dos gerentes da Justiça Federal e mapear as competências específicas de 70% das unidades sistêmicas da Justiça Federal.

 

A operacionalização das ações será feita  por intermédio de um comitê técnico-operativo que coordenará, no âmbito nacional, o planejamento, acompanhamento e monitoramento do programa. No âmbito regional, contará com a participação de sub comitês.

 

A elaboração do Programa foi iniciada em outubro de 2006.  De lá para cá, técnicos do Conselho da Justiça Federal e dos Tribunais Regionais Federais   esboçaram as linhas mestras que irão pautar a capacitação dos funcionários da Justiça  Federal nos próximos dois anos.

 

Para a construção do projeto político-pedagógico realizaram-se seis oficinas regionais, inclusive, uma no CJF, e as demais sediadas nos TRFs. Dos encontros participaram profissionais de treinamento e desenvolvimento das diversas seccionais.

 

Como produto dessas oficinas foram consolidados e finalizados, em primeira versão, os marcos conceituais e situacionais.  Ou seja, o ponto de partida e o norte a seguir.

 

De acordo com Silvana Dias, subsecretária de Desenvolvimento de Recursos Humanos do CJF, com esse Programa, conceitos antigos caem por terra e novos vão sendo construídos a várias mãos. “Hoje trabalhamos com foco na gestão de competências, que é a soma do conhecimento, habilidade e atitude. Uma coisa é o domínio meramente técnico o outro é fomentarmos a sua aplicação no ambiente organizacional”, pondera.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CJF

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1103 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br