TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

10 / setembro / 2007
MUTUÁRIOS FAZEM ACORDO NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA DE CONCILIAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL

Teve início hoje, 10 de setembro, a semana de audiências de conciliação para processos da Primeira Instância da Justiça Federal. O mutirão vai até sexta-feira, dia 14

    Esta é a primeira vez que os mutuários Samuel Toledo, agente de segurança, e Joilma Santos, balconista, tiveram a oportunidade de comparecer à Justiça Federal de São Paulo para negociarem o saldo devedor do imóvel adquirido pelo Sistema Financeiro da Habitação junto a Caixa Econômica Federal.
    O processo deles tramitava na Primeira Instância e ainda não havia uma solução adequada aos mutuários, em face do valor da dívida apurada ao final e do valor de mercado do imóvel.
    "Somente com o mutirão tive a oportunidade de chegar a um acordo que poderei cumprir", disse a mutuária Joilma Santos. O agente de segurança, Samuel Toledo, comemora: “É uma preocupação a menos na vida da gente”.
    "Agora poderei pagar as prestações e serei proprietária do imóvel. Antes não conseguia pagar o alto valor mensal da prestação”, afirmou a mutuária que obteve um desconto de 80% do valor dívida. De uma prestação de R$ 600,00 em 90 meses, passará para R$ 280,00 em 120 meses.
    Essas negociações fazem parte do mutirão que envolve processos de Primeira Instância sobre o Sistema Financeiro da Habitação. As audiências começaram hoje e terminam na sexta-feira, dia 14 de setembro.
    O juiz federal Fernando Davi Gonçalves, um dos coordenadores das audiências de conciliação de processos, tanto de Primeira como de Segunda Instâncias, ressalta que os resultados têm sido ótimos. “De uma maneira geral, tem resultado em 50 a 60% de acordos, afirmou”.
    No mês passado, entre os dias 6 a 10 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região realizou 364 audiências de conciliação de processos que estavam em andamento na Primeira Instância. Das 364 audiências realizadas, foram obtidos 157 acordos, o que corresponde a 43% de sucesso.
   É importante destacar que dos feitos que não obtiveram acordo, 94 terão audiências redesignadas, com possibilidades de acordo e apenas 69 mutuários não fecharam acordo.
   O balanço desta semana de conciliação, 10 a 14 de setembro, será divulgado na próxima semana.

Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1367 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br