Novo sistema trará mais dignidade para os cidadãos e garantirá a qualidade dos serviços e a prioridade no atendimento para idosos, gestantes e deficientes
O Juizado Especial Federal de São Paulo, pioneiro no sistema virtual da Justiça no país, inova mais uma vez com a inauguração hoje, dia 28 de setembro, de um sistema de gerenciamento de filas, antes o maior problema do setor de atendimento.
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, prestigiou o evento e destacou o trabalho social dos Juizados Especiais Federais. “Eu estou aqui para prestigiar os JEFs, essa importantíssima parcela que serve de forma inexcedível os interesses sociais de nossa população. O JEF é ponto modal e o ponto fundamental da manifestação de vontade da Justiça Federal para servir o cidadão”.
A presidente Marli Ferreira agradeceu o trabalho dos magistrados e destacou: “É um trabalho diferente de todos os outros juízes, é um trabalho voltado para o social, que dignifica a pessoa humana e dá absoluto atendimento e resposta aos desígnios principiológicos da Constituição Federal no Estado Democrático de Direito. Aqui se assegura a dignidade da pessoa humana, se atende o pobre, o necessitado e reduz as desigualdades. É através do JEF que nós temos o maior impulsionamento econômico, decorrente das Requisições de Pequeno Valor que são pagas, gerando movimentação econômica dos municípios em especial das pequenas comunidades limítrofes a cidade de São Paulo”.
A juíza federal Luciana Ortiz relatou que as pessoas ingressavam no prédio ainda de madrugada e todo o atendimento era feito manualmente, apesar do Juizado ser totalmente informatizado e apesar do longo tempo de espera, não havia reclamações porque cada atendimento era feito com atenção, respeito e amor. “A vontade de bem atender dos servidores proporcionou que toda a logística do atendimento fosse reformulada e culminou nessa data na implantação do sistema de gerenciamento de filas. Nós administramos uma fila de 700 pessoas diariamente”.
O INSS disponibilizou seu software sem ônus e ele passou por adaptações pelo setor de informática do Tribunal. A juíza federal Luciana Ortiz falou sobre as expectativas do novo sistema: “Com o gerenciamento de filas pretendemos que as pessoas sejam atendidas com dignidade, com qualidade, dentro de um período de tempo razoável, respeitada as prioridades de atendimento, como a dos idosos, dos deficientes, das gestantes. Será possível monitorar os serviços prestados, identificando em tempo real a dificuldade daquele instante com possibilidade de tomadas de decisão ainda que à distância”.
A juíza federal explicou que no atendimento eles enfrentam “verdadeiros tsunamis”, como aconteceu com as ações de IRSM (índice de reajuste do salário mínimo) no início do Juizados e em junho com a eminente prescrição das ações pertinentes ao Plano Bresser em que no último dia foram atendidas 1.592 pessoas desacompanhadas de advogados ou nos dias atuais em que o fluxo de pedidos de auxílio-doença aumentou consideravelmente ou quando a imprensa cria expectativas infundadas para o cidadão.
A juíza federal Luciana Ortiz parabenizou os servidores do atendimento pelo comprometimento com o trabalho, e finalizou seu discurso afirmando “esse amor ao próximo que encontramos no JEF é uma luz divina na Justiça Federal”.
A desembargadora federal Marisa Santos, coordenadora dos JEFs, também parabenizou o esforço de todos e o trabalho dos juízes e servidores.
O evento aconteceu no JEF/SP, localizado na Avenida Paulista, 1.345, e contou ainda com a presença dos representantes da Faculdade Rio Branco, Paulo Feuz e Renata Ferreira, além de juízes federais, servidores, advogados e da população.
João Fábio Kairuz/TRF3 |
A juíza federal Luciana Ortiz, coordenadora de Atendimento do JEF-SP, apresenta o novo sistema à presidente do TRF3, Marli Ferreira, à coordenadora dos Juizados Especiais, Marisa Santos, aos juízes e servidores do Juizado e advogados presentes |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
As pessoas que buscaram atendimento no Juizado na sexta-feira, 28/09, já puderam se beneficiar do novo sistema de gerenciamento de filas, que reduziu a espera |
João Fábio Kairuz/TRF3 |
As desembargadoras Marli Ferreira, presidente do Tribunal Regional Federal 3ª Região, e Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais da mesma jurisdição |
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
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Assessoria de Comunicação Social do TRF3
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